Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como escolher e comprar sapatos pela internet

A- A+

A venda de sapatos pela internet é uma das maiores no ramo do comércio brasileiro. Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, 44% dos brasileiros compraram calçados em lojas online em 2014. Apesar de esse tipo de consumo ser prático, é preciso tomar cuidado ao escolher e efetuar a compra dos produtos. Prestar atenção aos detalhes do procedimento faz toda a diferença.

A escolha dos sapatos na internet

A ânsia por obter novos artigos é inimiga da compra por internet. É no desejo de adquirir produtos diferenciados que os consumidores falham e deixam passar detalhes fundamentais do processo de aquisição. Dedicar à compra online o mesmo tempo e a mesma atenção dedicados às compras em lojas físicas é peça-chave para uma compra segura e satisfatória.

sapatos

Esteja atento aos detalhes do modelo escolhido para acertar na compra. Foto: iStock, Getty Images

A internet também dá ao consumidor o direito da comparação. Com tantas lojas à disposição, é mais fácil encontrar aquelas que vendam os melhores produtos, com preços justos e qualidade no serviço. Realizar uma pesquisa nos sites mais conceituados do setor ajuda a encontrar as opções mais seguras de compra. O consumo online é um investimento, assim como as compras em lojas físicas.

Existe uma série de sites que realizam a análise de preços e de confiabilidade. Esses portais fazem uma busca profunda em todas as lojas online que vendem o produto que você está procurando, lhe apresentam a cotação de cada uma e realizam um balanço. A empresa que possuir o melhor preço, juntamente ao melhor nível de confiabilidade, receberá o conceito mais elevado.

Loja identificada, passe ao produto

Assim que encontrar a loja que lhe pareça mais segura e confiável, é preciso analisar o produto. Essa é a parte que mais exige atenção no processo de compra. Você não pode experimentar os sapatos ou vê-los de perto, para avaliar o acabamento do produto ou o material em que é produzido. Por isso, é preciso redobrar o cuidado com os itens que você consegue observar, como cor e numeração.

Alguns dos sapatos encontrados nos sites de vendas pela internet são fabricados e importados de outros países, como China e Estados Unidos. Nesses locais, a numeração dos calçados não é igual a do Brasil. Os sites devem oferecer uma tabela de conversão dos tamanhos. Caso a loja escolhida não ofereça, pesquise as tabelas oficiais de conversão para evitar o erro.

É importante analisar também o fato de que cada marca varia o tamanho de seus sapatos. Pode ser que um homem calce 41 em uma marca e 42 em outra. Para evitar erros nesses casos, o ideal é medir o pé e tentar alcançar o número mais aproximado. A numeração 41 abrange os pés com aproximadamente 26,5cm de comprimento, por exemplo.

Verificar tamanho e confiabilidade antes da compra é essencial. Foto: iStock, by Getty Images

Verificar tamanho e confiabilidade antes da compra é essencial. Foto: iStock, by Getty Images

Depois de selecionado o modelo desejado, com a cor escolhida e na numeração correta, verifique novamente quais foram os dados computados pelo sistema. Muitas vezes, no processo de organização dos dados, o site acaba selecionando algum dos detalhes de maneira errada. Só efetue a compra quando tiver certeza de ter escolhido o produto certo.

Pós-compra de sapatos pela internet

Depois que a compra dos sapatos for efetuada, existe um outro processo que também exige atenção. Nesse tipo de comércio, o consumidor só tem contato com o produto depois que já adquiriu e realizou o pagamento. Por isso, são grandes as chances de as numerações não serem compatíveis, de o calçado não se adequar ao pé ou de o modelo não ser como desejado.

É preciso ficar atento à política de troca da empresa. Muitas delas não cumprem o prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ainda assim, em casos de conserto, a empresa deve realizar o procedimento em até 30 dias após a reclamação do cliente.

No caso de compras virtuais, informa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o CDC garante o direito de arrependimento pela compra. Com ele, o consumidor tem 7 dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o produto recebido atende às expectativas prometidas pela loja virtual.

Compre com facilidade e segurança

A Vivo, em parceria com a Opte+, oferece através da sua loja virtual produtos de departamentos e viagens com descontos exclusivos. Trata-se de um shopping que reúne ofertas de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No Vivo Compras, é possível encontrar produtos eletroeletrônicos, de informática, móveis e de decoração, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados. São mais de 60.000 produtos para escolher qual o melhor preço e efetuar suas compras.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para comprar sapatos

Gostou das dicas para comprar sapatos? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão