Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como escolher bicicleta para ir trabalhar pedalando e economizando

A- A+

Com o trânsito cada vez mais intenso nas grandes cidades, o uso da bicicleta para ir trabalhar é uma alternativa que alia baixo custo a uma dose extra de exercícios físicos na rotina.

Mas, apesar dos benefícios oferecidos, é preciso ter cuidado na hora de decidir qual modelo comprar. A escolha pode mudar de acordo com o seu percurso, a distância que ele possui e facilidade de acesso.

Para não errar, confira as dicas de Arturo Alcorta, proprietário da Escola de Bicicleta, que também ensina como se comportar para evitar o risco de acidentes.

O uso da bicicleta para ir trabalhar é uma alternativa para ir trabalhar.

Uso da bicicleta para ir ao trabalho traz benefícios físicos e também ao meio ambiente. Foto: Shutterstock

O que a bicicleta para ir trabalhar deve ter

Se você planeja usar a bicicleta para ir trabalhar, o que não falta no mercado são opções de veículos em duas rodas, mas Alcorta alerta que cada uma delas serve para uma atividade específica.

Para quem deseja pedalar até o trabalho, a dica do especialista é optar pelos modelos com um desenho que permita que o ciclista fique mais em pé, ideais para percursos com uma média de quatro quilômetros.

“Assim, ele fica mais visível no trânsito, tem mais facilidade de olhar o trânsito, e essa posição normalmente faz com que ele vá mais devagar do que numa bicicleta esportiva, o que diminui o suor”, explica Alcorta.

Já para percursos mais longos, normalmente não tão comuns nos ambientes urbanos, os modelos em que o ciclista fica inclinado costumam ser mais indicadas. Rápidas, elas facilitam vencer longas distâncias.

Também vale a pena ficar atento aos acessórios. Alcorta recomenda a presença de para-lamas, bagageiro, óculos protetor, todos os refletores (obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro) da melhor qualidade possível e, de preferência, farol, lanterna traseira e capacete.

Outra dica é preferir os modelos com duas travas de segurança, capazes de evitar furtos quando a bicicleta for deixada em lugares abertos durante o período de trabalho.

Cuidados ao usar bicicleta para ir trabalhar

Depois de escolher a bicicleta para ir trabalhar, é hora de partir para a prática – e é aqui que muitos encontram problemas. Pedalar em parques, como lazer, é diferente de ir para as ruas.

“O mais importante é começar aos poucos para ganhar prática com a bicicleta e com o trânsito. Fazer pequenas pedaladas em ruas tranquilas próximas de casa faz muita diferença”, aconselha Alcorta. O ideal é que o exercício seja repetido até que você se sinta minimamente seguro para andar no trânsito.

Ainda quando isso acontecer, a dica é buscar caminhos alternativos, que cruzem o interior dos bairros, ao invés de avenidas expressas. Embora sejam mais longos, eles também oferecem mais segurança, especialmente para quem está começando.

Quanto às ciclovias, o conselho do especialista depende das condições oferecidas. Para ele, aquelas que são mal feitas podem ser tão ou mais inseguras que pedalar na rua.

“A circulação no meio dos outros veículos é menos problemática que costumam dizer. Basta pedalar em linha reta, sinalizar o que vai fazer e, principalmente, nunca ser agressivo ou responder à agressividade”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Compare modelos de bicicleta ergométrica para acertar na compra

Cicloturismo: veja dicas para uma aventura de bicicleta

Saiba o que avaliar antes de comprar bicicletas usadas

Bicicleta é no Vivo Compras

Antes de comprar a sua bicicleta, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para bicicletas

E aí, você também pretende utilizar a bicicleta para ir trabalhar? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple