Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como economizar com a horta caseira

A- A+

Já pensou em ter mais qualidade de vida, se alimentar de forma mais saudável e, de quebra, economizar? Tudo isso é possível com o cultivo de uma horta caseira. Mora em apartamento e tem pouco espaço? Isso não é mais desculpa.

Horta em espaços pequenos

A horta moderna se adaptou perfeitamente aos pequenos espaços dos apartamentos. Esqueça os canteiros gigantes da casa da vovó. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o cultivo de alimentos saudáveis é viável a todos.

O importante é ter um local arejado e iluminado – que favoreça o desenvolvimento de hortaliças. Isso significa que calçadas, quintais, varandas e até mesmo áreas de serviço podem abrigar uma horta. A criatividade também pode ajudar a dar lugar a uma quantidade maior de culturas.

horta

Horta tem função de se alimentar de forma mais saudável. Foto: iStock, by Getty Images

 

Ainda que você não tenha um espaço no chão, por exemplo, suas plantas podem ser acomodadas de forma vertical. Seja em uma prateleira ou até mesmo penduradas na parede de sua sacada ou lavanderia.

O custo do material também deixou de ser empecilho para o cultivo dos vegetais. Hoje em dia, até mesmo uma garrafa pet pode servir como vaso. Além de reciclar o material, você terá menos motivos para reclamar do preço das verduras no supermercado. Além disso, você não precisa mais ser refém de uma produção repleta de pesticidas.

Sugestões práticas de horta

Se você ainda não consegue visualizar uma horta que fique adequada ao espaço que você tem, veja aqui algumas sugestões de como montar sua própria plantação. É bem provável que você consiga preparar a primeira muda com algo que já tenha em casa. Em pouco tempo, você já poderá colher um tempero fresco para colocar nas refeições.

Empilhadas

Seus vasos podem ser empilhados para ocupar menos espaço. Isso pode ser feito com o auxílio de prateleiras ou em tubos de PVC. Neste caso, você precisa de tubo de PVC de 300 milímetros. Corte-o ao meio, formando duas calhas com 15 centímetros de profundidade.

Antes de colocar a terra, fixe um pedaço de madeira em forma de meia lua nas laterais, para fechar o canteiro, e faça pequenos furos para o escoamento da água. Os casos podem ser colocados ou chão ou até mesmo empilhados, formando uma espécie de prateleira com o auxílio de cordas nas laterais.

Materiais reciclados

Se você é fã de reaproveitamento de materiais, há formas ainda mais simples de fazer, com pouco ou nenhum custo. Os vasos mais práticos e acessíveis são de garrafa pet. Com um corte na altura de 20 centímetros e pequenos furos embaixo, ele está pronto.

Pneus velhos também são excelentes vasos. Com uma faca afiada, corte-os ao meio, deixando-os em formato de uma bacia. Depois encaixe um tampão de madeira com pequenos furos para fechar o fundo. Se quiser alegrar o ambiente, os pneus podem ser pintados.

Horta feita dentro de caixotes reciclados. Foto: iStock, by Getty Images

Horta feita dentro de caixotes reciclados. Foto: iStock, by Getty Images

Alguma vez você já reparou nos caixotes de madeira utilizados em feiras? Sim, eles também servem como belos vasos. Basta forrá-los com um pedaço de pano ou camiseta usada, depois fazer uma camada de argila expandida (pequenos cascalhos ou pedaços de tijolos também servem) e completar com terra. Além de reciclar todo o material, as caixas são um charme.

Veja mais dicas na cartilha da Embrapa.

Assistência em casa

Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta eletricista, encanador, chaveiro e mais para casa

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro