Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como dividir contas de casa e viver longe das dívidas

A- A+

Para os que não vivem sozinhos sob o mesmo teto, saber como dividir contas de casa é o segredo para manter a conta bancária no azul e também para uma boa convivência. Afinal, é comum surgirem discussões quando não há consenso sobre os gastos.

Independentemente de ser um casal ou apenas amigos que estão procurando dividir um apartamento para ter menos despesas, é fundamental manter uma organização financeira eficiente. A boa notícia é que mesmo os mais indisciplinados nesse quesito podem dar a volta por cima.

Casal não sabe como dividir contas de casa

Ferramentas ajudam a checar valores a serem pagos e as datas de vencimento. Foto: iStock, Getty Images

Como dividir contas de casa

Quer aprender como dividir contas de casa? Siga estas sete dicas que focam na melhor saúde financeira, o que ajuda na convivência no lar.

Transparência

Não importa se é seu par romântico ou seu colega de faculdade. Saber o quanto o outro ganha para poder fazer o acerto de contas é fundamental. Afinal, dividir a casa com alguém é como dividir a vida: é preciso ter uma relação de muita confiança

Divisão

O segundo passo é dividir as contas a pagar. Em outras palavras, é decidir como serão realizados os pagamentos. O mais importante nesse quesito é definir se dividirão os gastos ao meio ou se um dos dois vai arcar com um percentual maior.

Uma dica de ouro: nunca faça uma proposta “por educação”, esperando essa ou aquela resposta. Se só pode pagar X, seja claro com seu parceiro.

Consenso sobre gastos

Escolha alguém que tenha o mesmo estilo de vida. Uma pessoa econômica e uma gastadora não têm a menor chance de viver bem juntas. Definam, por exemplo, o tempo de duração dos banhos. Se você leva 5 minutos e seu parceiro leva meia hora, mas a conta de luz é dividida ao meio, é claro que isso vai gerar brigas mais adiante.

Pagamentos

Levando em consideração os itens acima, é importante definir como os pagamentos serão efetuados. Não apenas em termos de divisão, mas o ato de pagar. Um dos dois vai se responsabilizar por ir à lotérica? Farão débito em conta? Como serão decididas as datas de vencimento para evitar atrasos?

Imprevistos

É preciso ter em mente que toda casa oferece imprevistos: desde um chuveiro estragado até gastos mais altos, como um encanamento quebrado. Receber uma visita por um tempo prolongado também pode gerar uma despesa. É preciso definir como fazer um fundo para emergências.

Ferramentas

Toda a matemática que envolve as contas do lar não pode ficar apenas na cabeça. É preciso escolher uma ferramenta para gerenciar as contas. As planilhas são bastante indicadas, seja em papel ou no Excel – há várias opções para download na internet, inclusive aquelas disponibilizadas pelo Vivo Seu Dinheiro.

Se você é uma pessoa conectada, pode também utilizar aplicativos específicos. O Splitwise, por exemplo, é gratuito e está disponível na internet e também para as plataformas iOS e Android. Além de fazer a divisão exata das contas, ele permite o controle individual ou em grupo, onde todos os cadastrados podem visualizar as contas.

Você vai se interessar por:

Comprar com descontos ajuda na economia

Quer mais uma bela dica para economizar? Para fazer suas compras pagando menos, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Aprendeu como dividir contas de casa? Compartilhe essas dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém