Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como consultar a tabela Fipe para fazer um bom negócio

A- A+

Você conhece a tabela Fipe? A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é a desenvolvedora do instrumento, um meio para busca de veículos e avaliação de preços. Ela expressa o valor médio de veículos dentro do mercado brasileiro e serve como um parâmetro para que os comerciantes e consumidores negociem ou avaliem seus carros, motos, caminhões ou micro-ônibus.

Entender o seu funcionamento e usá-la como referência pode ajudar você a fazer o melhor negócio. Afinal, não há dinheiro a perder, não é mesmo?

Tabela Fipe

Tabela Fipe é um meio para avaliar preços e concretizar bons negócios. Foto: iStock, Getty Images

Dependendo da região onde está situado o carro, o estado de conservação, a cor, os acessórios e outros fatores que influenciem em sua oferta e procura específica, é que o preço é “tabelado”. O ano do automóvel está de acordo com o modelo (e não a fabricação), sem considerar uso profissional ou especial.

Em reais, é fornecido um valor de acordo com mês e ano de referência. A tabela Fipe pode ser consultada para estabelecer preços para carros e utilitários pequenos, motocicletas, caminhões e micro-ônibus.

A relação oferecida por ela não considera veículos que apresentem tratamento tributário diferenciado, adquiridos por motoristas profissionais, cooperativas de trabalho e por pessoas portadoras de deficiência, conforme determina o artigo 1º da Lei 8.989, de 1995.

Passo a passo para consultar a tabela FIPE

– Vá até o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

– Clique na aba “Índices“, logo abaixo do nome da Instituição

– No canto esquerdo da página, vá até “Preço Médio de Veículos” para abrir a tabela Fipe

– Depois, escolha qual consulta quer realizar, entre as opções “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”, “Consulta de Motos” ou “Consulta de Caminhões e Micro-Ônibus”.

– Escolha as opções oferecidas, segundo Tabela de Referência, Marca, Modelo e Ano. Ou faça um rastreamento pelo código Fipe do veículo.

Por exemplo: você quer comprar ou vender um Fusca Volkswagen, modelo 1996, com motor a gasolina, em janeiro de 2015. Escolha a opção “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”. Depois, vá em “atual” em “Tabela de Referência”, seguida de “VW – Volkswagen” em “Marca”, e de “1996 Gasolina” no campo “Ano modelo”.

Aparecerá um quadro, indicando o preço médio do carro para o período correspondente. Em janeiro de 2015, por exemplo, você podia tomar como preço base para seu negócio o valor de R$ 13.277,00.

Por que consultar a tabela Fipe?

Com a tabela Fipe, você tem uma padronização para negócios. Ela oferece uma dimensão do valor atual do veículo, além de servir como base de partida para vender ou comprar veículos. Utilize-a para pesquisar o preço do carro que pretende negociar.

Em geral, os preços oscilam bastante. No entanto, com a tabela, você pode começar a pensar em quanto desembolsará ou conseguirá na troca do veículo. Para quem deseja um carro, moto ou caminhão usado, ela pode ajudar na hora de discutir preços.

Claro que o valor do carro dependerá do estado de conservação e de como ele está no momento da compra. Porém, os preços mínimos costumam ser indicados pela Fipe, que leva em conta os aspectos de ano, modelo e marca.

Na hora de negociar, a tabela também permite obter uma margem mais realista de lucro ou prejuízo com a aquisição ou venda do veículo.

Assistência para o seu carro

Seja com seu atual veículo ou para comprar um novo – e quem sabe o primeiro automóvel – contratar uma assistência pode ajudar em emergências. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com socorro mecânico para seu automóvel e muito mais por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou de conhecer mais sobre a tabela Fipe? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa