Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como conservar bem as frutas e economize no supermercado

A- A+

A correta gestão do orçamento doméstico não se resume apenas a planilhas e cálculos, embora sejam de fato importantes. Cuidados com a alimentação podem ajudar a cortar gastos. Quer um exemplo? Ao aprender como conservar bem as frutas, você combate o desperdício e pode engordar o caixa da família no final do mês.

Ela sabe como conservar bem as frutas

Fazer sorvete de frutas é uma forma saborosa de evitar o desperdício de alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Como conservar bem as frutas: 5 dicas

Não é novidade que todo desperdício gera um gasto extra. Quando se trata de alimentos perecíveis, a despesa pode ser ainda maior. Por isso, caprichar na conservação é o segredo para poupar e ainda consumir de forma consciente. Aprenda em cinco dicas como conservar bem as frutas:

1. Olhe a geladeira antes de comprar

A primeira lição contra o desperdício é não comprar o que já tem. Quantas vezes você vai ao supermercado, compra um cacho de banas e, quando chega em casa, percebe que já tinha algumas frutas (algumas até estragando)?

Na dúvida, é melhor não comprar. Além disso, lembre-se que há milhões de pessoas que passam fome no mundo. Portanto, o bom senso social manda que você faça escolhas mais conscientes.

2. Embale frutas

Você certamente já reparou que, quando abre uma fruta, ela começa a perder algumas propriedades. Via de regra, o ressecamento é a primeira consequência. Para evitar isso, o filme de PVC pode ajudar.

O mamão, por exemplo, após aberto, pode ser embalado e guardado na geladeira. Isso não é garantia de validade por muito tempo, mas ajuda a conservar melhor e a não incorporar outros cheiros que estejam na geladeira.

3. Não vai consumir agora? Congele

Mesmo antes de serem partidas, algumas frutas se deterioram muito rápido. Na maioria dos casos, você pode levá-las ao congelador para evitar perdê-las. Mas o ideal é que se congele apenas a polpa. Em outras palavras, deve-se retirar a casca, as sementes e esmagar ou liquidificar a fruta. Elas duram até seis meses dessa forma. Isso facilita o acondicionamento e o uso posterior.

Quando se trata de frutas mais apropriadas para suco – como limão, laranja e maracujá – a dica é fazer a bebida concentrada para levar ao freezer.

Para facilitar, é possível congelar em porções pequenas, até mesmo em forminhas de gelo, para ir utilizando aos poucos e somente o necessário.

4. Transforme em outros alimentos

Laranjas e cenouras prestes a estragar? Que tal fazer um bolo? A criatividade na cozinha é a maior aliada contra o desperdício. Quando se trata de uma quantidade maior de frutas, a saída pode ser transformá-las em geleia.

Se prefere algo mais light, também há solução. Já ouviu falar nos sorvetes de fruta batida com iogurte natural? É simples, saudável, barato e muito fácil de fazer. Mas pode ser necessário o uso de um processador de alimentos.

5. Lave e guarde corretamente

Assim que chegar da feira, coloque as frutas de molho em algumas gotinhas de água sanitária. Depois, lave em água corrente, para retirar o produto e, se necessário, use uma escovinha específica para higienizar alimentos. A lavagem retira muitos micro-organismos que aceleram a decomposição.

A segunda etapa é secá-las antes de guardar, pois a água acelera o apodrecimento. Após a secagem, coloque-as na geladeira em um pote plástico sem tampa até o resfriamento. Só depois que estiverem geladas você pode tampá-las.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Viu como conservar bem as frutas é fácil? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria