Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como conseguir descontos na faculdade e realize o sonho da graduação

A- A+

Quem não sonha com um diploma de curso superior? Mas para concretizar essa etapa da vida, é necessário muito foco e situação financeira estável, pois mesmo em universidades públicas há despesas. Nas privadas, nem se fala. Saber como conseguir descontos na faculdade pode ser fundamental para manter sua graduação até o fim.

Infelizmente, a conclusão do Ensino Superior ainda é uma realidade de poucos. Conforme estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 11% dos brasileiros têm diploma. Na Coreia do Sul, por exemplo, 58% dos jovens entre 25 e 34 anos já possuem graduação superior.

Como conseguir descontos na faculdade

Abatimento nos valores pode ser o caminho para viabilizar a conclusão do curso. Foto: iStock, Getty Images

Como conseguir descontos na faculdade

Para tornar o caminho até a conclusão do curso mais suave ao bolso, o estudante pode tentar abatimentos, conquistados a partir de programas ou bolsas concedidas por universidades, pelo governo ou por instituições privadas. Quer saber como conseguir descontos na faculdade? Conheça oito opções:

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está entre os mais requisitados pelos estudantes brasileiros. Sua gestão compete ao governo federal e, para acessá-lo, é obrigatória a participação no Enem, atingindo o mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. E, claro, a renda familiar deve estar dentro de um limite estabelecido pelo programa.

Financiamentos privados

Há uma série de entidades privadas – muitas delas com sede nas próprias universidades – que concedem financiamento estudantil. Os juros cobrados no pagamento são superiores aos do Fies, mas essa pode ser uma opção para utilizar por poucos semestres.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é gerenciado pelo Ministério da Educação e oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades privadas. Para participar, é preciso ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos e redação com pontuação superior a zero.

Além disso, a renda familiar bruta por pessoa não pode ultrapassar um salário e meio e o candidato deve, obrigatoriamente, ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. No caso da bolsa parcial, é permitido complementar com outros financiamentos, como o Fies.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, é voltado às instituições públicas. Nesse caso, participantes do Enem com boa pontuação podem se candidatar. É necessário apenas o número de inscrição no Enem, e as opções são realizadas no momento das inscrições, podendo ser alteradas no decorrer do processo.

Pontualidade

Muitas instituições de ensino oferecem um abatimento na mensalidade para os alunos que pagam em dia. Esse desconto pode chegar a 10% do valor da parcela.

Você vai se interessar por:

Desconto familiar

Assim como as escolas particulares concedem descontos para quem tem dois filhos ou mais no mesmo colégio, as universidades também estendem esse benefício quando há membros da mesma família na instituição.

Mérito

O desempenho escolar pode render abatimentos. Via de regra, o primeiro colocado no processo de seleção da universidade costuma ser contemplado com uma bolsa de estudos integral.

Iniciação científica

Já os alunos que ingressam em trabalhos de pesquisa acadêmica também podem ser contemplados com bolsas, geralmente pagas por órgãos como CNPq ou agências de fomento.

 

Você tem uma boa dica sobre como conseguir descontos na faculdade? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular