Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como comprar seu carro após fim do IPI reduzido

A- A+

Desde 2012, o consumidor que desejava comprar o seu carro novo contava com a cobrança reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Mas com o fim da desoneração a partir do início deste ano, o preço pode pesar no bolso do consumidor.

Para os veículos 1.0 e inferiores a 2.0, a alíquota passou de 3% para 7%. Entre aqueles com motor 2.0 flex, o número passa de 9% para 11%. Somada a alta com os efeitos do momento econômico vivido pelo país, a estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que o preço de um zero quilômetro fique em média 4,5% mais caro neste ano.

Como comprar um carro novo em 2015

Embora o fim do IPI reduzido tenha trazido aumento nos preços do setor automobilístico, o economista Bernardo Baggio entende que a diferença mais impactante na queda de vendas foi o crescimento da taxa de juros. Ou seja, as concessionárias também sentiram a diferença.

Com a queda na demanda, ele indica que o caminho é optar pela negociação direta com os vendedores, que estão com estoques elevados e mais aberto a ofertas. A dica é ter paciência para pesquisar os melhores preços e conseguir boas propostas.

Comprar um carro novo é possível mesmo com o fim do IPI reduzido, mas requer planejamento financeiro. Foto: Shutterstock

Comprar um carro novo é possível mesmo com o fim do IPI reduzido, mas requer planejamento financeiro. Foto: Shutterstock

Economize para comprar o seu carro novo

Apesar da facilidade em negociar, é preciso ter cuidado com as ofertas de financiamento, não indicadas para o momento de taxas elevadas. Para Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest, o ideal é primeiro poupar o dinheiro e somente depois realizar a compra.

Afinal, com a quantia necessária em mãos você aumenta o seu poder de barganha e pode conseguir melhores condições de pagamento e descontos. O primeiro passo é definir a faixa de preço do automóvel que você deseja e calcular qual é o período necessário para adquiri-lo.

Se o tempo é maior do que você gostaria, a saída é ajustar a sua renda. Crie o hábito de anotar todos os gastos acumulados ao longo do mês e avalie-os. Foque principalmente nos supérfluos, que fazem a diferença e podem ser diminuídos com facilidade.

Assistência em emergências

Depois de comprar o seu carro novo, também é importante garantir mais praticidade para o seu dia a dia, quando os imprevistos acontecem. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre para comprar o seu carro depois do fim do IPI reduzido? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro