Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como comprar brinquedos pela internet com segurança

A- A+

Fazer as compras para a criançada sem enfrentar fila, correria ou ter que brigar com alguém por uma vaga no estacionamento é tentador. Ter os produtos entregues em casa então, melhor ainda. Adquirir brinquedos pela internet tem suas vantagens, sem dúvidas. Porém, há alguns pontos que você deve levar em consideração para efetuar uma compra segura.

Dicas para comprar brinquedos com segurança

O primeiro passo para comprar brinquedos online sem ter nenhum problema, segundo o Procon, é verificar se a loja virtual escolhida possui um endereço comercial físico. Desse modo você terá onde reclamar por um produto com defeito, por exemplo, ou trocá-lo mais facilmente. Anote o telefone e consulte o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Brinquedos

Ao comprar brinquedos verifique faixa etária do presenteado. Foto: iStock, by Getty Images

Para garantir que você vai conseguir o melhor preço nos brinquedos que for comprar pela internet, não escolha um site logo de cara. Pesquise preços e compare descontos e promoções. Sites de comparação de preços são o melhor aliado do consumidor online.

Já quando for efetuar a compra, preste atenção no canto direito superior da barra de navegação de seu computador. Um cadeado nesse local significa que esse site possui os dados blindados, ou seja, os dados do seu cartão de crédito não ficam disponíveis a possíveis hackers. Outra dica do Procon para garantir a segurança de informações do seu cartão de crédito é não utilizar computadores públicos como os de lan houses.

Pense também sobre as formas de pagamento disponibilizadas no site e entenda quais são os juros que estão sendo cobrados de você. Imprima o comprovante da compra, onde conste o número do pedido, a descrição dos itens e a data de entrega.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a troca ou a devolução do produto comprado pela internet é direito do cliente. Até sete dias úteis depois da compra, o consumidor não precisa de motivos e não sofre penalidades. Passado esse período, os processos já ficam mais difíceis. O cancelamento é mais fácil se a compra tiver sido feita com o cartão de crédito. Essa desistência deve ser solicitada com a administradora do cartão de crédito.

Segurança nos brinquedos

O selo do Inmetro é indispensável para qualquer produto que você for comprar para crianças. É ele quem comprova que os brinquedos possuem qualidade, depois de terem sua segurança checada em testes de impacto e queda, mordida e inflamabilidade, por exemplo. Pode ser mais complicado comprovar esse selo pela internet. Por isso prefira sempre sites confiáveis, que já conhece ou tem referência de amigos.

A faixa etária do brinquedo é outro ponto crucial para uma compra segura. Segundo o Inmetro, o produto deve ser escolhido de acordo com a idade, nível e habilidade da criança. Essa indicação de idade deve constar na embalagem, junto com as instruções de uso e montagem. Possíveis contraindicações também devem constar na embalagem do produto.

Você pode achar isso desnecessário, mas brinquedos para uma faixa etária entre 7 anos, por exemplo, possui peças pequenas que podem facilmente ser engolidas por uma criança menor.

Compare preços de brinquedos online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para brinquedos

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico