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por Vivo Seu Dinheiro

Veja como atrair compradores de imóveis e fechar um bom negócio

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Você quer vender sua casa ou apartamento, mas está com dificuldade em atrair compradores de imóveis? É perfeitamente compreensível, devido à situação financeira atual. Porém, você pode tomar uma atitude para mudar esse quadro.

Antes de mais nada, é preciso ser realista. A tendência é de uma redução nos valores dos imóveis. Portanto, não iluda um provável comprador com falsas expectativas de valorização. A honestidade é o melhor caminho para o fechamento de bons negócios.

Por outro lado, há regiões em que a valorização é uma realidade. Isso ocorre quando há previsão de mudanças significativas, como a instalação de uma nova linha de metrô, a construção de um shopping, de um hipermercado ou qualquer outro empreendimento que possa atrair facilidades ou um maior fluxo de pessoas.

Para compensar a tendência de desvalorização, um meio encontrado por especialistas do segmento imobiliário é a troca, com a diferença paga em dinheiro. Essa seria uma forma de obter lucro no atual cenário, mesmo com os preços menores.

Homem recebe compradores de imóveis

Transparência nas informações sobre o imóvel aumenta chance de fechar negócio. Foto: iStock, Getty Images

Como atrair compradores de imóveis

O mercado imobiliário atual está completamente mudado. Por isso, o envolvimento do vendedor pode ser tão grande quanto o do corretor. Até porque o trabalho de vender não está mais restrito a um profissional qualificado. É comum colocar anúncios em redes sociais e sites especializados.

Se esse é o caso e você quer atrair compradores de imóveis, veja como melhorar seu desempenho com três dicas certeiras:

1. Organização e limpeza

Sempre que for receber um candidato à compra, seja por conta própria ou por intermédio do corretor, é importante preparar-se. Marque com a antecedência necessária para deixar o imóvel limpo e organizado.

Objetos fora de ordem – como toalhas no chão e itens revirados – podem causar uma péssima impressão. Dificilmente as pessoas pensam que irão organizar tudo depois da compra. O melhor é chegar ao local e sentir-se acolhido, aconchegado.

2. Clareza nas informações

Quando anunciar o imóvel, é fundamental colocar as características completas. Isso significa incluir itens como garagem, dependência de empregada e número de banheiros, quando for o caso. Colocar a metragem exata (como está na escritura) também é importante.

Outros dados importantes são referentes ao valor do condomínio e do IPTU. Não pense que omitir essas informações pode ajudá-lo. Ao contrário, quanto mais transparente você for com os compradores de imóveis, maior credibilidade terá.

3. Capriche nas fotos

Aqui não se trata de maquiar as fotos, utilizando recursos de edição para esconder imperfeições, mas de usar a criatividade para mostrar bem o imóvel. Nada se compara, claro, à visita técnica. Ainda assim, é essencial passar uma imagem fidedigna e, para isso, também vale a organização e limpeza.

Mas atenção: é preciso ter cuidado com as fotos de banheiro. Retire o máximo de objetos, pois eles costumam desfocar a atenção do cliente, e priorize itens importantes, como pisos, revestimentos e louças. Lembre-se de fechar a tampa do vaso sanitário e de tirar tolhas penduradas. Se tiver dificuldades, inspire-se em quartos de hotel, que agradam a todos.

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Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

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