Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como aproveitar melhor os créditos do celular na viagem

A- A+

Depois de um ano de muito trabalho, você sai em viagem para aquelas merecidas férias e vai para uma praia em outro estado. Assim que chega ao seu destino, quer dar um telefonema para a família e amigos, mas não consegue completar a ligação. Será que acabou o crédito do celular? Descubra agora como resolver esse problema.

Quando o crédito do celular termina mais rápido

A impossibilidade de fazer uma ligação pode ocorrer por diversos motivos. O mais comum deles é que o crédito do celular seja ‘engolido’ pelo roaming, que nada mais é do que a mudança de área. Na prática, isso significa que, toda vez que você vai para uma cidade com outro DDD, você paga uma taxa para que o serviço funcione fora da sua área.

Porém, quando recebe uma chamada, paga por ela. É como se fizesse uma ligação para um número com DDD diferente do seu. Entretanto, mesmo recebendo é você quem paga. Outras situações comuns são a falta de sinal da operadora no seu destino turístico e a validade dos seus créditos, que pode expirar.

Crédito antecipado de voz é uma solução rápida para quem fica sem crédito.

Crédito antecipado de voz é uma solução rápida para quem fica sem crédito. Foto: iStock, by Getty Images

Como esticar o crédito do celular em viagem

Veja abaixo 3 dicas para não ficar sem crédito no celular durante as férias:

SMS

Uma medida preventiva para aumentar o tempo de vida do crédito do celular é comunicar-se por SMS. Como o custo da mensagem de texto é menor e mais fácil de calcular, seu gasto será consideravelmente menor do que o de uma ligação.

Wi-fi

Os aplicativos que permitem mandar mensagens gratuitamente, como WhatsApp e Viber, também são excelentes opções para se comunicar com amigos e família. Além de mensagens de texto, também é possível enviar fotos e vídeos. Seu uso, porém, só é possível online. Assim, em viagem, procurar uma área com sinal wi-fi disponível é uma boa ideia. Geralmente, restaurantes e cafeterias oferecem gratuitamente aos clientes um sinal para acesso à internet.

Dados móveis

Se você quer ter certeza de que não está pagando a mais por usar dados de internet em outro estado, é possível desligar os “dados móveis” no seu aparelho. Para isso, basta entrar nas configurações de utilização dos dados e desabilitar a opção.

Crédito antecipado

Se você tem plano pré-pago ou controle e ficou sem crédito na viagem, é possível utilizar um serviço prático e rápido para fazer ligações ou mandar SMS: o Crédito Antecipado Voz, da Vivo. Com uma mensagem SMS para o número 730 com a palavra ‘crédito’, ou com uma ligação para o portal de voz pelo número *8013, a operadora antecipa uma recarga de R$ 3. O crédito do celular pode ser utilizado no prazo de dez dias e será descontado, automaticamente, da sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para usar melhor os créditos do pré-pago na viagem? Compartilhe!

vale a pena comprar celular muito barato
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado