Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como apagar dados completamente do seu celular

A- A+

Engana-se quem pensa que com um simples ‘delete’ ou ‘excluir’ seja possível apagar dados ou arquivos de forma definitiva do celular. O cyberespaço é muito grande e conta com uma espécie de lixeira virtual onde os arquivos deletados permanecem e podem ser encontrados com certa facilidade.

Mesmo que você não tenha nada a esconder, certamente quer evitar constrangimentos como, por exemplos, que as fotos da sua ex sejam encontradas por sua namorada atual. Ou então vender ou doar o celular e o novo proprietário ficar vasculhando seus dados.

Tecnicamente, para apagar dados de forma definitiva, é preciso selecionar cada item e sobrescrevê-lo muitas vezes. Isso significa que é preciso preencher, com dados aleatórios, o espaço de memória onde o arquivo estava. Essa operação gasta recursos e bateria.

apagar-dados

Apagar dados previne incidentes como coisas que você não quer que outras pessoas vejam. Foto: iStock, by Getty Images

Aplicativos ajudam a apagar dados definitivamente

A tarefa de apagar dados do seu celular por toda a eternidade é realmente complicada. Mas afinal, para que servem os aplicativos senão para descomplicar? Há diversos deles, de forma gratuita. Confira dois deles.

Secure Delete: é capaz de eliminar qualquer arquivo da memória interna e também do cartão SD. Funciona de forma simples, e não é preciso fazer root no aparelho nem obter permissões.

Secure Wipe: todo o espaço disponível na memória – onde ficam os rastros dos arquivos deletados – é apagado com este aplicativo.

Veja como apagar dados de forma remota

Outro problema dos dias atuais é que os smartphones são muito visados como objeto de desejo, o que resulta em muitos casos de roubo dos aparelhos. Nesse caso, seus riscos em deixar arquivos inúteis no telefone são ainda maiores. Por sorte, a tecnologia já permite apagar dados por meio de programas de aplicativos remotos.

No Android

No caso de telefone ter sido roubado, furtado ou perdido, há uma forma bem simples de apagar dados, mas só vale se você deixou o telefone conectado à internet. Basta entrar no Gerenciador de Dispositivos Android para tentar rastreá-lo.

Além de mostrar a localização mais recente do seu celular, o site apresenta as opções  ‘apagar’ e ‘bloquear’, que limpa todas as suas informações pessoais do aparelho. Essa é, sem dúvida, uma forma de proteger sua privacidade. Além disso, impede que você seja vítima de brincadeiras maldosas ou mesmo trotes.

Sabe aquele momento em que você perde o celular, mas sabe que ele está perto? Esse site também pode ajudar. Se você pressionar ‘tocar’, o aparelho emite sons para ser encontrado.

iOS

Usuários de iPhone também contam com um recurso, chamado Buscar Meu iPhone. Ele localiza o telefone, caso esteja conectado à internet, e permite algumas ações para reduzir o prejuízo com a perda. Acesse iCloud e ative o Modo Perdido e bloqueie o celular.

Windows Phone

A ferramenta para encontrar o Windows Phone está disponível no site do Windows Phone, que permite localizar, bloquear e apagar o celular.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas para apagar dados? Compartilhe!

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado