Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como acompanhar o Ibovespa no dia a dia

A- A+

O excesso de informações hoje é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos investidores, principalmente aqueles que não são profissionais. Em meio a tantos índices divulgados diariamente, o Ibovespa ainda é o indicador mais importante para quem investe no mercado de ações no Brasil.

O Ibovespa, na realidade, é o principal índice de ações da Bolsa de Valores brasileira e determina se ela está “descendo” ou “subindo”.

O que mede o Ibovespa?

Mas o que quer dizer as expressões a “Bolsa de Valores caiu” e a “Bolsa de Valores subiu”? O Ibovespa mede o desempenho médio de um conjunto de ações de empresas escolhidas entre as mais relevantes para o mercado. Se, na média, o preço dessas ações se reduz ao longo do dia, o índice “cai”. Se o preço aumenta, o índice “sobe”.

Ibovespa

Ibovespa ainda é o indicador mais importante para quem investe no mercado de ações. Foto: iStock/Getty Images

Como acompanhar o Ibovespa?

Uma maneira de acompanhar o Ibovespa diariamente é estar sempre atento às notícias econômicas de jornais e sites. A maioria dos grandes portais de notícias divulga o índice diariamente em seus canais de Economia.

Em muitos casos, os veículos de comunicação fazem análises em relação aos índices do dia, o que pode ser útil para investidores principiantes que precisam de ajuda na hora de decifrar cotações e números.

Para investidores profissionais que já têm mais experiência no mercado, uma boa opção para estar sempre por dentro do Ibovespa do dia é checar o Pregão Online da Bolsa de Valores.

O site traz as cotações das principais ações e outros índices além do Ibovespa. Atualizado em tempo real ao longo do dia, ele ainda traz gráficos, tabelas e históricos com análises sobre o desempenho da Bolsa de Valores.

Aplicativos para acompanhar o índice

Um facilitador para os investidores que precisam estar por dentro de todas as variações do Ibovespa são alguns aplicativos financeiros que compilam o índice e outros dados econômicos na palma da mão.

O MobMoney é um desses aplicativos. Ele mostra notícias sobre o mercado financeiro e traz uma série de recursos para investidores mais conectados. É possível criar carteiras de investimentos, acompanhar as ações na Bovespa, receber alertas em caso de situações de risco de suas ações e verificar as altas e baixas do dia.

O Bloomberg é outro aplicativo ideal para os usuários que querem acompanhar o mercado financeiro em tempo real. Além do Ibovespa, ele oferece informações de praticamente todos os índices de Bolsas ao redor do mundo.

Gostou das dicas para acompanhar o Ibovespa? Deixe um comentário!

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho