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por Vivo Seu Dinheiro

Veja como abrir uma startup em 10 passos

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Muitas pessoas demonstram interesse pela atividade empresarial, mas ainda não sabem como começar seu próprio negócio. Se você também faz parte desse público, que até possui ideias interessantes de empreendimentos, mas não sabe como colocá-las em prática, veja como abrir uma startup e saia do mundo da imaginação.

Sabem como abrir uma startup

Boa ideia dá início ao projeto, que precisa contar com um verdadeiro time integrado. Foto: iStock, Getty Images

Sebrae ensina como abrir uma startup

Para quem não sabe como abrir uma startup, uma cartilha criada no ano passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode ajudá-lo. Veja como tirar a sua ideia do papel e monte uma empresa de sucesso.

1. Desenvolva uma ideia

Toda startup começa com uma boa ideia. Para elaborar a sua, vale conversar com diferentes pessoas e trocar informações. A dica aqui é não ficar preso somente ao que está dando certo no mercado. A sua capacidade de execução e de quem está empreendendo com você é o que mais conta. O segredo é fazer o que gosta – essa é a metade do caminho.

2. Consulte os clientes

Não adianta achar que tem a melhor ideia do mundo se o seu público-alvo não concorda. Por isso, antes de dar o próximo passo na construção e implementação do seu negócio, vá conversar com seus clientes em potencial. Assim, poupará tempo e dinheiro nas próximas etapas do projeto.

3. Forme uma equipe

Ninguém faz nada sozinho. Para sua startup decolar, é preciso formar um time de fundadores com habilidades complementares. Gestão, tecnologia, operações e vendas são qualidades imprescindíveis. Para montar o seu time, utilize sua rede de contatos.

4. Estabeleça um acordo entre os sócios

Uma das principais causas de falhas em startups está no desentendimento entre sócios. Por isso, uma das etapas mais importantes – e muito pouco lembrada pelos empreendedores – é o acordo de sócios. Pense nele como um contrato pré‐nupcial. Seu objetivo é estabelecer o que acontece em caso de desentendimentos ou eventual saída de um dos sócios.

5. Tenha um modelo de negócio

Um dos principais desafios de uma startup em fase inicial é encontrar o seu modelo de negócios, que seja bem aceito pelo mercado e que possa crescer rapidamente. Esse modelo é formado por um conjunto de elementos, como proposta de valor, clientes, relacionamento, canais, parceiros, atividades, recursos, fontes de receita e estrutura de custo.

6. Compreenda as métricas

A compreensão de suas métricas é fundamental para o sucesso de sua startup, afinal, não se pode gerenciar aquilo que não se mede. Cada tipo de negócio possui métricas mais relevantes para seu modelo. Em e‐commerces, por exemplo, é importante avaliar a taxa de conversão de visitantes em compradores, por canal de marketing utilizado, bem como seus respectivos custos de aquisição.

7. Identifique a hora de crescer

Quando a hora de buscar capital para crescimento do negócio chegar, você precisa construir um estratégia de go to market (ida ao mercado) que estabeleça os melhores canais, regiões e o passo a passo das ações, buscando maximizar seu crescimento. Há muitas instituições que podem lhe apoiar, como incubadoras de empresas, aceleradoras e programas de capacitação específicos para startups.

8. Defina a captação de recursos

Ao ir atrás de recursos, pense bem sobre o formato do investimento e quantidade de participação acionária a ser cedida pelos empreendedores em cada uma. Existem cursos e workshops sobre investimento em capital de risco que podem auxiliar na decisão. Contar com recursos de fomento governamentais também é alternativa.

9. Construa a sua cultura

Um dos pontos mais importantes de startups em fase de crescimento é a manutenção de sua cultura. Essa variável ajuda a atrair talentos que se identificam com um alinhamento de propósitos e a construção de um sonho coletivo. Certifique-se de nunca perder esse ideal durante o crescimento da sua empresa.

10. O céu é o limite

Se seu modelo cresceu e funcionou e sua empresa já é um sucesso, pode ser ainda mais. Por que ficar apenas limitado à sua região? Se já tem atuação nacional, por que ficar apenas no Brasil?

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