Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como abrir uma conta no banco em 4 passos

A- A+

Para saber como abrir uma conta no banco, você precisa se informar com a própria instituição financeira. Geralmente, o processo é fácil e as exigências não costumam variar muito de um banco para outro. No entanto, antes de você decidir em qual empresa irá iniciar o seu relacionamento, é importante saber que todo banco cobra por um pacote mínimo de serviços, que precisam ser pagos todos os meses. A dica é verificar as suas necessidades, ver com quais serviços realmente precisa contar e comparar qual financeira oferece o preço mais em conta por eles.

como abrir uma conta no banco

Com uma conta bancária, você poderá sacar dinheiro em terminais eletrônicos. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir uma conta no banco

Assim que tomar a sua decisão, veja como abrir uma conta no banco em quatro passos. Vale ressaltar que o procedimento, apesar de parecido, possui algumas diferenças quando comparadas as instituições entre si.

Passo 1: Comece pelo site

Tanto Banco do Brasil quanto Santander e Itaú oferecem a facilidade de iniciar a abertura de conta pelo site. Você pode ir agilizando o cadastro de forma virtual ao preencher algumas informações básicas (telefone, e-mail). Ainda assim, a finalização do procedimento precisa ser feito em uma agência de forma presencial. Basta, então, aguardar que o banco lhe retorne para marcar um horário com o seu possível novo gerente.

Passo 2: Documentação

Os seis principais bancos do país (Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Itaú e Santander) solicitam RG, CPF, comprovante de residência e de renda. O que muda de uma instituição para outra são as equivalências e o prazo dos documentos.

No Banco do Brasil, por exemplo, o RG pode ser substituído por carteira de trabalho, passaporte e documento militar. Já no Itaú, o comprovante de residência pode datar de até três meses atrás, enquanto na Caixa pode ser de no máximo de dois.

Passo 3: Sujeito a aprovação

Depois de entregue os documentos, você passa por um processo de aprovação de crédito – para comprovar que está tudo certo com os seus papéis e que você não está com o nome sujo. Esse prazo, normalmente, é rápido e, caso não haja nenhum problema, em poucos dias, você será comunicado que sua conta foi aberta com sucesso.

Passo 4: Contrato

Para finalizar, e evitar problemas futuros,  leia atentamente o contrato e tire todas as dúvidas que tiver em cada cláusula. Peça uma cópia do documento e leia-o em casa com calma para nunca ser pego desprevenido.

Facilidade para abrir e fechar conta pela internet

Em breve, todo esse procedimento não vai mais ser necessário e contas poderão ser abertas e fechadas pela internet. A medida já foi aprovada, mas ainda é preciso investir em tecnologia para evitar fraudes. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou não existe prazo para que as maiores instituições bancárias brasileiras ofereçam essa novidade.

As entidades ainda estão analisando os procedimentos para garantir integridade, autenticidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo para abertura de conta pela internet.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, entendeu como abrir uma conta no banco? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria