Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja as 6 principais perguntas e respostas de entrevista de emprego

A- A+

Seja para quem inicia no mercado de trabalho e mesmo para profissionais com anos de experiência, as perguntas e respostas de entrevista de emprego costumam gerar dúvidas e aquela conhecida sensação de nervosismo.

É por isso que a principal dica de Juliet Bombassaro, diretora da Zeit Recursos Humanos, é estar preparado. Ou seja, buscar o máximo de informações sobre a vaga, sem deixar de dedicar um tempo para pensar no seu perfil profissional.

Perguntas e respostas de entrevista de emprego.

Estar tranquilo e confiante é comportamento essencial para a entrevista de emprego. Foto: iStock, Getty Images

6 perguntas e respostas de entrevista de emprego

Um exercício que ajuda no preparo dos candidatos que concorrem a uma vaga é separar perguntas e respostas de entrevistas de emprego, avaliar a questão e pensar em como elas poderiam ser respondidas.

Embora nem sempre sejam as mesmas, Juliet lista aquelas que são mais frequentes e, ainda que simples, surpreendem. Confira:

1. Me fale um pouco sobre você.

Não é preciso falar da sua vida inteira ou trazer todas as suas conquistas e problemas ao longo dos anos. Aqui, o objetivo é oferecer ao avaliador a oportunidade de conhecer um pouco do seu perfil, para avaliar como ele se relaciona aos requisitos da vaga.

“Existe uma dificuldade muito grande das pessoas pararem um tempinho e refletirem sobre elas mesmas. Então, é sempre bom já pensar sobre isso antes”, aconselha Juliet.

2. Quais as suas qualidades? E os seus defeitos?

Pergunta clássica em entrevista de emprego, ela também exige atenção. Para impressionar, é comum que muitos candidatos escolham o perfeccionismo como defeito. Ao invés disso, pense em algo que represente um problema na sua rotina, mas demonstre os seus esforços em tentar melhorar.

No caso das qualidades, traga alternativas que possam ser úteis na hora de desenvolver suas atividades profissionais.

3. De quais projetos participou em experiências anteriores e que resultados trouxeram?

Caso você esteja começando, é válido falar também de estágios e ações voluntárias. O importante é mostrar um pouco da sua atuação, como costuma lidar com problemas e as soluções propostas.

4. O que você conhece sobre nossa organização?

Parece básico, mas muitas pessoas vão a uma entrevista sem conhecer a empresa para a qual estão se candidatando. Quanto mais informações você reunir sobre ela, mais fácil vai ser direcionar as suas respostas.

5. Quais seus objetivos a médio e longo prazo?

Sempre que possível, tente relacionar os seus objetivos em comum com a empresa e demonstre que eles estão alinhados. Dificilmente o recrutador espera que você passe o resto da carreira no mesmo lugar, mas é importante passar a impressão de que você não está em busca apenas de algo passageiro – a não ser no caso de vagas temporárias.

6. Por que eu deveria contratar você?

Utilizada para explorar o autoconhecimento do candidato e o modo como ele vai vender as suas qualidades e experiências. Assim como em qualquer outro questionamento, Juliet lembra que aqui é importante usar a sinceridade. E nada de exagerar e tentar parecer alguém que não combina com o seu perfil.

Preparação para o dia da entrevista

Como o dia da entrevista costuma ser de nervosismo, é bom pensar em tudo com antecedência. Se você não conhece o local em que vai ocorrer a seleção, lembre-se de anotar o endereço ou até procurar na internet exatamente onde ele fica.

Para evitar correria, não esqueça de verificar também se é necessário levar outros documentos, informações pessoais ou mesmo o seu currículo impresso. Tudo preparado? Cuidado para não chegar depois do horário e passar a impressão errada.

Você vai se interessar por:

Entenda as novas regras de proteção ao emprego no Brasil

Como arrumar um emprego novo antes de deixar o anterior

Veja como manter as contas em dia em caso de desemprego

Dinâmicas na entrevista de emprego

Além das perguntas e respostas de entrevista de emprego, há outra parte da avaliação que costuma deixar os candidatos apreensivos: as dinâmicas. O objetivo é avaliar a comunicação, os estilos de abordagem e também a capacidade de liderança e iniciativa.

“Eu, particularmente, não utilizo dinâmicas de grupo em meus processos de seleção. O que realmente gosto de fazer é uma entrevista coletiva, até para ver como os candidatos se portarão na presença do grande grupo. E, depois, selecionados aqueles que se destacaram, passamos a uma entrevista individual”, conclui Juliet.

 

Gostou das conhecer as principais perguntas e respostas de entrevista de emprego? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças