Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 7 passos para poupar e comprar o seu sonho de consumo

A- A+

Comprar um carro de luxo, uma casa maior ou realizar uma viagem internacional por diversos países. Quer realizar aquele seu antigo sonho de consumo, mas nunca consegue juntar dinheiro suficiente para isso? Com as dicas abaixo, você vai começar a tirar esse objetivo do papel agora mesmo.

Os sete passos do consumo consciente

1. Anote seus gastos

Em primeiro lugar, é preciso saber o quanto você está gastando. Mantenha uma planilha mensal com todos os seus gastos. No portal Vivo Seu Dinheiro, você encontra diversos modelos para realizar os cálculos de orçamento. Isso significa, inclusive, anotar todos os cafezinhos e lanches que você compra durante um mês inteiro.

Como explica o educador financeiro Eduardo Navarro, ao conhecer a realidade financeira da própria família, é mais fácil equilibrar necessidades, desejos de consumo e investimentos para o futuro. Depois de tudo registrado, separe os gastos por categoria e conheça o total para cada uma delas.

2. Planeje poupar dinheiro

Levando em consideração a sua renda e suas despesas, crie em seu orçamento uma categoria de poupança e tente destinar a ela entre 10% e 15% de seus rendimentos. Se suas despesas não o permitem, então está na hora de cortá-las. Comece eliminando aquilo que não é essencial, como jantares fora ou alguns itens de supermercado, por exemplo.

Segundo dados da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), os gastos com alimentos que estragam ou vão fora totalizam o valor de R$625 ao longo de um ano. A pesquisa foi realizada com famílias da zona norte de São Paulo.

3. Estabeleça metas

Traçar metas torna muito mais fácil começar a poupar. O primeiro passo é decidir quanto tempo você deseja esperar antes de adquirir o seu sonho de consumo e qual será o valor necessário para chegar até ele. Cada pessoa tem prioridades diferentes quando se trata de poupar dinheiro, então encontre logo as suas.

Lembre-se que estabelecer objetivos significa fazer escolhas. Se o seu sonho é fazer uma poupança para a aposentadoria, então algum objetivo menor deverá ficar em segundo plano caso o dinheiro não dê para ambos.

Comprar uma casa nova pode não ser um sonho tão distante assim, basta repensar alguns hábitos. Foto: iStock, Getty Images

Comprar uma casa nova pode não ser um sonho tão distante assim. Foto: iStock, Getty Images

4. Poupanças diferentes para objetivos diferentes

Seguindo a linha do ponto anterior, você pode economizar para realizar dois ou mais sonhos de consumo ao mesmo tempo, mas é preciso separá-los. Para os objetivos de curto prazo e mais fáceis de alcançar, talvez o melhor caminho seja a poupança tradicional.

Já para aqueles de maior envergadura, talvez o interessante seja busca outras formas de investimento que façam seu dinheiro render mais a longo prazo. Para saber como investir, é fundamental conhecer o seu perfil e que riscos está disposto a correr

5. Faça transferências automáticas

Crie uma conta poupança e tente fazer transferências automáticas para ela. Isso pode tornar muito mais fácil economizar. Ao retirar o dinheiro de sua conta corrente, você terá menos probabilidade de fazer saques dos valores que você gostaria de ver destinados para a poupança.

Além disso, como explica Navarro, mesmo que a caderneta de poupança não costume render bons lucros de investimento, ela é indicada para quem quer poupar dinheiro para uma data determinada. Outra vantagem é a garantia de que não há perda do valor depositado.

6. Determinação é tudo

Seja para comprar um produto novo, realizar uma viagem internacional ou iniciar um empreendimento, a sua atitude de determinação é ponto fundamental. É o que aponta o Insituto Brasileiro de Coaching. A dica da instituição é manter o foco no objetivo pretendido e estar sempre atento às melhores oportunidades. Uma boa dose de otimismo pode não realizar nada sozinha, mas ajuda como parte do processo.

7. Converse com a sua família

Comprar algo de maior valor exige planejamento e, por isso mesmo, que a sua família tenha conhecimento dos gastos e ajude no processo de economizar. É importante discutir cada passo em conjunto, de forma que todos estejam cientes e de acordo com as mudanças necessárias.

Conta pré-paga

Quer uma saída para economizar dinheiro e só gastar o necessário? Então conheça o Vivo Zuum. Trata-se de uma conta pré-paga que funciona via celular. Suas funções são semelhantes as de uma conta corrente, em que o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade. A diferença é que você só recarrega o quanto quiser e não fica negativo quando o dinheiro acabar.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão