Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 7 dicas para ter uma viagem de ônibus com segurança

A- A+

Problema mais comum para quem viaja de avião, o extravio, a violação ou o furto de bagagens também podem acontecer em uma viagem de ônibus. Nesses casos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula e fiscaliza a prestação de serviços de transportes rodoviários no país. você tem direito a uma indenização.

Para gozar dessa garantia, no entanto, você deve preencher um formulário de reclamação logo após o término da viagem. O documento pode ser entregue diretamente ao motorista ou no guichê da transportadora. Feito isso, a empresa tem até 30 dias para efetuar o pagamento da compensação.

Filas para viagem de ônibus

Ministério do Turismo recomenda que passageiros guardem seu bilhete de passagem. Foto: Renato Araújo, ABr

Sua viagem de ônibus com mais segurança

Mas os problemas referentes às bagagens não são os únicos que os passageiros podem encontrar ao realizar uma viagem de ônibus. Pensando nisso, o Ministério do Turismo (Mtur) criou o Viaje Legal, um guia de segurança e direitos dos turistas. Confira algumas recomendações dessa cartilha.

O bilhete é sua garantia

Guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de suas malas. Eles são a sua garantia no caso de extravio ou dano de seus pertences. Transporte objetos de valor sempre na bagagem de mão. Se estiver carregando presentes, leve junto as notas fiscais de compra.

Assegure o seu lugar

Se comprar o bilhete antecipadamente com lugar numerado e a empresa de ônibus não lhe assegurar esse direito, você pode exigir outro tipo de transporte. Caso não consiga solucionar o problema, leve para o âmbito do Poder Judiciário. Há direito à indenização por danos morais da empresa que lhe vendeu o bilhete.

Crianças acompanhadas

No Brasil, crianças de até 12 anos só podem viajar sozinhas se tiverem autorização do Juizado de Menores. Com idade superior a essa, podem viajar sem acompanhantes, quando estiverem com seu documento de identidade.

Assistência em acidentes

Em caso de acidentes, a empresa de ônibus deve prestar toda a assistência aos passageiros, de forma eficiente e adequada.

Conheça seus direitos

Em uma viagem de ônibus, você está coberto pelo Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e pelo Seguro de Responsabilidade Civil.

Pernoite garantida

Se for obrigado a pernoitar em algum local porque a viagem foi interrompida ou retardada por responsabilidade da empresa de ônibus, ou porque a empresa vendeu mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, você deve receber, por conta dela, alimentação e hospedagem.

Use o cinto de segurança

Essa dica dispensa explicações. Além de estar prevista em lei, é uma atitude essencial para a sua integridade física.

Você vai se interessar por:

Como buscar e quanto custa o aluguel de vans?

Transporte público é opção em muitos destinos turísticos

Aprenda como economizar nos transportes

Empresas precisam estar cadastradas

Além desses cuidados, você deve estar atento quanto à legalidade das empresas de ônibus responsáveis pelas viagens. Seja para o transporte regular (companhias que têm permissão de transportar passageiros), quanto o transporte fretado (oferecido por agências de turismo) é preciso que estejam cadastradas na ANNT e no Ministério do Turismo.

Para saber se a agência de turismo ou transportadora está cadastrada nesses órgãos, faça a consulta no site da ANTT e no site do Ministério do Turismo.

 

Você tem uma boa dica de segurança para viagem de ônibus? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças