Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 7 dicas para ter disciplina na hora de economizar

A- A+

Se todo mês você tenta organizar suas finanças, mas quando chega o fim do mês, as contas estão sempre no vermelho, talvez esteja faltando disciplina na hora de economizar. Seja por descuido, por falta de controle ou mesmo por desatenção, em muitos casos as famílias entram em uma situação financeira complicada por falta de disciplina. Veja aqui 7 dicas para contornar essa situação.

disciplina

Organização é o começo para sair do vermelho. Foto: iStock, by Getty Images

Disciplina financeira: confira 7 dicas

Se você quer tirar o orçamento da família do vermelho e recolocar a situação econômica nos trilhos, essas dicas podem ajudar. Veja abaixo quais são elas e como elas podem auxiliar quando o assunto for disciplina financeira:

1. Faça uma planilha de gastos

Registrar as entradas e as saídas é o primeiro passo para saber onde o dinheiro está indo. Só assim você vai saber como poderá utilizá-lo melhor. Registre e divida gastos fixos (aluguel, TV a cabo, escola dos filhos, por exemplo) dos gastos variáveis (roupas, calçados) para saber onde é possível economizar.

2. Utilize o sistema de pontos do seu cartão de crédito

O cartão de crédito pode se transformar em um aliado importante no orçamento, se você souber a melhor maneira de utilizá-lo. Uma boa dica quando se fala em cartão de crédito é a utilização das recompensas oferecidas pelo sistema de pontos. Veja se o seu cartão possui esse serviço e saiba as melhores maneiras de usar esse benefício.

3. Use cupons de desconto

Muitas lojas oferecem cupons de desconto para fidelizar os clientes. Atualmente, as lojas virtuais (e-commerces) estão apostando cada vez mais nesse método. Assinar essa modalidade pode resultar em uma grande economia.

4. Viaje utilizando milhas

Consulte e resgate as milhas do seu cartão de crédito. Isso vai oportunizar passagens mais baratas. Ainda nas dicas de viagem, uma boa alternativa pode ser a opção de hospedagem em casas de família ou albergues. Existem muitos sites que oferecem esses serviços para viajantes do mundo inteiro.

5. Faça uma reserva de emergência

Nunca se sabe o que vai acontecer daqui dois dias, um mês ou um ano. Muitos imprevistos podem aparecer, desde um problema no carro, até danos na estrutura da casa ou ainda a perda do emprego são problemas que levam a uma situação ainda mais desesperadora quando não se está preparado. Faça uma reserva financeira para estes casos.

6. Mantenha os pagamentos todos no início do mês

Com isso, será mais fácil controlar a saída do dinheiro, pois as principais despesas estarão concentradas no mesmo período.

7. Aposte em uma conta pré-paga

Uma boa alternativa que pode ajudar você quando o assunto é disciplina financeira é uma conta pré-paga. Ela tem semelhanças com a conta-corrente, mas não possui taxas e não necessita comprovação de renda, além de poder estar negativado para contratar. Como você recarrega apenas a quantia que quer usar, evita gastos desnecessários.

Conta pré-paga para se organizar

Se você quer melhorar sua organização financeira e conversar sobre finanças com a sua família, conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta-corrente pré-paga no celular. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

>Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, conhece mais dicas para melhorar a disciplina financeira? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria