Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 cuidados que você deve ter antes da escolha do imóvel

A- A+

A escolha do imóvel é um momento importante, que deve ser encarado com calma – apesar da euforia. Principalmente quando se trata da compra de uma casa ou apartamento que já foi habitado anteriormente, os cuidados devem ser redobrados para garantir um bom negócio.

Escolha do imóvel exige paciência

O primeiro passo para quem deseja comprar um imóvel é reunir o máximo de informações sobre os locais de interesse. A dica de Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação, é consultar a prefeitura ou o cartório de registro de imóveis.

“Uma pesquisa rápida pode revelar se o imóvel tem algum problema como pendências financeiras, irregularidades no terreno e, até mesmo, questões como disputa familiar, que pode impedir a venda”, complementa.  Não deixe ainda de verificar o histórico da empresa que está oferecendo a casa ou apartamento.
A escolha do imóvel exige paciência e levar em conta diversos fatores. Foto: iStock, Getty Images

A escolha do imóvel exige paciência um planejamento de longo prazo. Foto: iStock, Getty Images

5 itens para considerar na escolha do imóvel

1. Disponibilidade financeira

Tenha certeza do quanto você pode pagar antes da escolha do imóvel. O preço e as formas de pagamento não são os únicos fatores a serem colocados na balança, mas vão pesar na decisão final e na forma como o seu orçamento vai ser conduzido até a quitação

2. Casa ou apartamento

“Enquanto a casa tem mais espaço, apartamento dá mais segurança. Assim tudo depende do perfil do comprador”, avalia Ribeiro. Ou seja, avalie quais são as suas prioridades.

3. Imóvel novo ou usado

Comprar um imóvel ainda na planta implica em esperar para recebê-lo, mas traz a vantagem de instalações novas, que tendem a dar menos problemas. Um usado, por outro lado, já está pronto para morar, mas pode necessitar de alguns reparos ou reforma, o que pode pesar seu orçamento.

Se a segunda opção for a sua escolha, Ribeiro indica que, antes de assinar o contrato de aquisição, é importante ter acesso a toda documentação necessária para comprovar que o imóvel está regularizado. Não esqueça também de verificar a existência pendências jurídicas ou financeiras.

4. Tamanho

A questão do espaço não vai influenciar somente nas finanças, ela afeta também o conforto. É preciso que o comprador pense que um imóvel é um bem durável, e que ele poderá morar ali por vários anos. Avalie o número de pessoas que vão dividir aquele espaço e considere a possibilidade da chegada dos filhos, caso essa opção esteja em seus planos.

5. Localização

Esse é outro ponto fundamental. A região onde você pretende comprar implica diretamente na rotina. Ficar perto do que você mais precisa deve ser a regra e significa conforto e praticidade. Morar perto do trabalho e de serviços essenciais como escolas, hospitais, padarias, supermercados e academia, por exemplo, poupa você de várias horas semanais perdidas no trânsito.

Segurança para sua família

Depois de conseguir o seu imóvel, também é importante estar preparado para as eventualidades. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila

Gostou das dicas para ajudar na escolha do imóvel? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
crédito para financiar casa própria
casa para família numerosa
casa dos sonhos
Aproveitando o desconto em imóveis
Eles não têm dúvidas sobre financiamento de imóvel