Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 6 dicas de viagem para evitar surpresas desagradáveis

A- A+

Seja nas festas de fim de ano, carnaval ou uma fugidinha de final de semana, viajar é sempre uma ótima opção de lazer. Porém, algumas dicas de viagem são válidas para que o sonho não vire pesadelo. Confira a seguir tudo aquilo que você precisa para desfrutar da experiência com conforto e tranquilidade.

Ministério do Turismo dá dicas de viagem

Pensando em estimular o turismo e auxiliar o viajante, o Ministério do Turismo criou o guia Viaje Legal. Veja algumas dicas de viagem dessa publicação e evite surpresas desagradáveis.

1. Agência de Turismo

Você pode ter muitos problemas nas férias caso a agência de turismo não seja confiável. Para evitar esse que isso aconteça, uma das dicas de viagem é se certificar que a agência é cadastrada junto ao Ministério do Turismo.

Após contratar o serviço, você assinará um contrato prevendo todos os serviços incluídos. Leia-o atentamente, sem esquecer as cláusulas de cancelamento, alteração e transferência dos serviços. Procure saber das opções de passeio oferecidos e possíveis taxas extras.

dicas-de-viagem

Fique por dentro de todos os detalhes para curtir sua viagem com tranquilidade. Foto: iStock, by Getty Images

2. Hospedagem

Para começar, comprove que o meio de hospedagem que escolheu possui cadastro no Cadastur. Ainda antes de viajar, solicite a confirmação por escrito da reserva do hotel, com informações sobre tarifa, horários de check in e xheck out, o tipo de unidade habitacional, os serviços oferecidos e a forma de pagamento.

Não viaje sem essa confirmação. Já no seu local de hospedagem, preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, o seu contrato com o hotel.

3. Guia de Turismo

Um guia de turismo desqualificado também pode trazer surpresas desagradáveis a suas férias. Uma das dicas de viagem para evitar isso é se certificar de que o seu guia é cadastrado pelo Ministério do Turismo e possui o crachá de uso individual que comprova que ele pode exercer a profissão.

Repare a categoria do crachá. Se for regional, o guia só pode trabalhar no Estado em questão. A categoria excursão nacional Brasil/América do Sul cobre toda essa região e o internacional, todos os países.

4. Saúde

Seguir as dicas de viagem referentes à saúde é essencial para você não contraia nenhuma doença no seu destino de férias. Para prevenir, mantenha em dia todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Em caso de viagem internacional, verifique se o país exige determinada vacina contra alguma doença em particular. Também é importante que use preservativo em todas as relações sexuais para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

5. Animais domésticos

Se seu bichinho de estimação for cachorro ou gato, você pode levá-lo em viagem aéreas e rodoviárias sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). Porém, é obrigatório que tenha com você o atestado de saúde do animal, emitido pelo seu veterinário.

Sem esquecer que ele precisa estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Para outras espécies a GTA é exigida, emitida por veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Viagem internacionais exigem o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).

6. Pesquisa

O guia Viaje Legal ainda traz entre as dicas de viagem a pesquisa na internet. Sim, o Ministério do Turismo aconselha você a buscar todas as informações sobre o seu destino. Isso evitará estresse posterior por causa da diferente cultura, gastronomia, entre outros.

Gostou das dicas de viagem? Deixe um comentário!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia