Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 objetos feitos em impressora 3D

A- A+

Capaz de criar objetos em diferentes níveis de detalhamento e complexidade, a impressora 3D tem revolucionado o mundo das criações e da tecnologia. A criação de objetos inusitados através de uma impressora é o que mais atrai a atenção do público. Apesar de ainda não ser um objeto tão comum, na vida e nas casas das pessoas, ela pode ser útil na sua vida.

impressora-3D

Tecnologia revoluciona a criatividade e produções. Foto: iStock, by Getty Images

 

Produções em impressora 3D

Se, no início das produções, a impressora 3D criava apenas bonecos e peças de jogos e já impressionava por sua qualidade, a evolução da máquina é ainda mais admirável. Os novos modelos de impressoras conseguem reproduzir até mesmo réplicas de órgãos e crânios, que já ajudaram muito a ação da medicina. Até o momento, a tecnologia 3D já realizou criações que podem servir de marco em cada segmento.

Roupas

Algumas empresas de design e grifes de moda já começaram a utilizar a tecnologia 3D para imprimir roupas. Desde vestidos com tramas abertas até coletes que imitam o tricô, já foram dezenas de peças distintas lançadas em desfiles de moda. A aposta dos estudiosos é de que, em breve, você poderá escanear o seu corpo e imprimir suas próprias peças de roupa.

Carros

Essa é uma criação dos chineses e dos norte-americanos que pode se fixar como tendência. Nos modelos de carros criados em impressora 3D, a parte externa e os bancos são feitos em plástico, material básico utilizado por essas impressoras. A parte mecânica é produzida através de métodos tradicionais, já que a tecnologia não suporta determinados materiais e tipos de impressão.

Réplicas

O mercado das réplicas é o que mais movimentou o uso de impressora 3D, mas a tendência não é mais replicar personagens famosos. Algumas empresas apostam em réplicas de pessoas e de algumas partes do corpo para estudos medicinais. Há ainda um segmento que replica fetos, através de ecografias enviadas pelas mães, para tornar a gestão mais real e intensificar a emoção de cada momento.

Doces

A impressão de alimentos também está se firmando como tendência, principalmente no mundo dos doces e guloseimas. Uma impressora 3D adaptada é capaz de utilizar açúcar e chocolate como base de impressão, em vez de plástico. Com isso, basta escolher os formatos. A ideia é diversificar a produção nas grandes indústrias.

Instrumentos musicais

É claro que a qualidade de um instrumento artesanal e de um impresso em 3D não é comparável, ainda assim, é possível imprimir guitarras e violões com qualidade de som razoável. Mais visuais do que técnicas, essas peças foram criadas com foco em colecionadores. A ideia é que as novas impressoras, que utilizam madeira na criação, possam aumentar a qualidade dos instrumentos.

A utilidade de uma impressora 3D

O grande fator que dificulta a popularização da impressora 3D é o seu preço. Além do equipamento ter um custo muito alto, ele ainda utiliza materiais muito específicos, como polímeros ou açúcares especiais. Dessa forma, o conjunto que une tecnologia, equipamento e matéria-prima acaba exigindo gastos altos demais, que só compensam se você tiver objetivos profissionais consolidados para a máquina.

Se você não for um artista plástico ou precisar recriar peças para reformar e consertar produtos, uma impressora desse tipo não tem grande utilidade para você. A impressão ainda é lenta e requer diversas tentativas para que você consiga entender qual a maneira correta de criar cada objeto. Com o tempo e valor gastos, você consegue comprar os produtos prontos.

Para uso doméstico, uma impressora convencional pode ter muito mais utilidade. Além de imprimir documentos e materiais que são mais utilizados no dia a dia, elas ocupam menos espaço e têm um custo significativamente menor por causa disso. Os tipos de impressão são completamente diferentes, mas a usabilidade de uma impressora convencional é bem maior.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para impressoras

Gostou das dicas para impressora 3D? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico