Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 maneiras eficientes de sair do vermelho e proteja seu dinheiro

A- A+

Sem perceber, você assume mais despesas do que consegue pagar. Começa atrasando uma prestação, depois outra e, quando se dá conta, os juros transformaram a situação em uma bola de neve. Reverter o problema exige dedicação, mas tem solução: confira 5 maneiras de retomar o controle sobre a sua vida financeira.

5 maneiras de sair do vermelho

Veje quais são as cinco atitudes que contribuem para reverter o cenário incômodo para deixar seu saldo azul novamente:

1. Controle a situação

O primeiro passo é assumir o controle sobre a sua vida financeira. Para isso, há duas tarefas básicas: detalhar a remuneração e as despesas. Descubra quais são os seus gastos diários, semanais e mensais com alimentação, transporte, vestuário, lazer e serviços, entre outros.

Nessa hora, uma planilha financeira pode ajudar a resolver o problema, mas o antigo caderninho também tem sua utilidade. É provável que, depois de anotar tudo em detalhes e somar as despesas, você se surpreenda com alguns valores.

2. Assuma o compromisso

Cabe a você estabelecer o compromisso de economizar. De outra forma, será impossível manter a disciplina que o momento exige. Explique a situação para os familiares e amigos mais próximos, a fim de mobilizá-los e facilitar a tarefa. É preciso entender a gravidade do problema e enfrentá-lo com seriedade.

Casal conhece 5 maneiras de sair do vermelho

Para sair do vermelho, é preciso assumir a dívida e encará-la como um compromisso. Foto: iStock, Getty Images

3. Priorize as contas com juros mais altos

Para começar a quitar as dívidas, priorize os juros mais altos, que irão gerar as maiores despesas no curto e médio prazo. Quitadas essas dívidas, você pode dar atenção às contas menores. Serviços essenciais, como água e energia elétrica, também devem receber prioridade.

4. Evite criar novas dívidas

Quem está no vermelho precisa reduzir as despesas. Espere a situação melhorar para adquirir novos eletrodomésticos, por exemplo. O momento exige corte de gastos, o que pode significar o sacrifício de alguns luxos pessoais.

5. Aumente sua renda

Avalie alternativas para obter uma renda extra. Que tal se tornar um representante comercial nas horas vagas? Já pensou em comprar produtos para revender, como bijuterias ou suplementos? Você tem habilidade com doces e cupcakes? Quando as contas estão apertadas, qualquer centavo tem seu valor.

Paciência e dedicação como aliadas

Ninguém consegue recuperar a saúde financeira de uma hora para outra. É preciso estar ciente de que o processo toma tempo e exige dedicação e disciplina integrais. Você está disposto a recusar jantares com os amigos? E a abrir mão de pequenos luxos e comodidades em nome de um saldo positivo?

Tenha em mente que isso tudo é temporário. Quanto mais intenso for o seu esforço e maior a sua dedicação, mais rápido poderá retomar a antiga rotina.

Além disso, se você conseguir criar o hábito de poupar, é provável que nunca mais volte a passar pelo problema novamente.

Você vai se interessar por

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

O que achou das 5 maneiras de sair do vermelho? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças