Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 dicas para escolher sua câmera digital

A- A+

Você não vê diferença entre tantas opções de câmera digital? Então é bom prestar atenção nas dicas que separamos. Afinal, mesmo parecidas, suas configurações são diferentes e mudam a experiência com a fotografia. Na hora de escolher o modelo, é importante saber quais detalhes levar em conta.

Que câmera digital escolher

A primeira decisão que você precisa tomar antes de comprar uma câmera digital é saber qual será o seu uso específico. Ou seja, apenas para fazer algumas fotos da família e das viagens ou para clicar imagens com mais qualidade, que exigem controlar a luz e operar no modo manual, por exemplo.

Em geral, as câmeras chamadas compactas vão ser suficientes. Com recursos semelhantes às de celular, elas são pequenas e permitem que as fotografias sejam tiradas de forma simples. Embora a maioria dê opções para alterações de cena e controle de brilho e contraste, elas são projetadas para operar no automático. Isso significa que vai procurar o melhor ajuste sem que você precise a configurar.

As câmeras digitais compactas são fáceis de usar e levar para qualquer lugar. Foto: iStock, Getty Images

As câmeras digitais compactas são fáceis de usar e levar para qualquer lugar. Foto: iStock, Getty Images

Características da câmera digital

Confira algumas características específicas que devem ser consideradas antes de escolher qual modelo de máquina compacta para comprar:

Bateria

São duas as possibilidades disponíveis: bateria ou pilha. Os modelos com a primeira opção costumam ter carga que dura por mais tempo, mas também são mais caros.

Megapixel

Ainda é comum a confusão em relação ao significado do megapixel. A associação mais recorrente é de que o número indica a qualidade da foto, quando na realidade ele se refere ao tamanho de ampliação que ela possui. Ou seja, esse é um fator que influencia no resultado da imagem, mas não é o único.

Lente

A qualidade da fotografia também está bastante relacionada com as lentes. Em uma câmera digital, procure as opções mais reconhecidas no mercado, como a Carl Zeiss ou as de fabricação própria da Nikon e da Canon. Nos modelos compactos, elas vêm acopladas ao corpo e não há como mudá-las mais tarde, por isso é importante estar atento.

Zoom

Para quem gosta de aproximar detalhes nas fotos, o zoom é uma ferramenta fundamental. Nos equipamentos mais comuns, a aproximação costuma ser de 4 a 8 vezes. É necessário ainda prestar atenção à estabilidade da foto, pois quanto maior o zoom, maior a tendência de uma imagem tremida ou sem foco.

Também verifique o tipo de tecnologia presente, que pode ser óptica ou digital. Enquanto o primeiro funciona a partir das lentes, o outro é gerado através de um software interno da câmera e por isso pode distorcer a imagem.

ISO

O ISO representa a sensibilidade da câmera na hora de fotografar e influencia na captação de mais ou menos luz. Mesmo que essa seja uma função mais específica dos modelos profissionais, é possível encontrar compactas que permitem o controle de ISO.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços

Gostou das dicas sobre câmera digital? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico