Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 dicas para economizar no seguro da casa

A- A+

Estar protegido contra eventuais problemas residenciais não é um luxo, mas uma necessidade. No entanto, nem todo mundo pode contar com apólices de alto valor. A saída é tentar ao máximo economizar no seguro de casa.

Pesquisar junto ao seu corretor ou gerente de confiança também pode ser o primeiro passo. Afinal, economias momentâneas podem ficar caras se você precisar acionar um serviço e perceber que a empresa contratada não está apta ou não tem know how para atender a sua necessidade.

economizar no seguro da casa

É possível economizar no seguro sem abrir mão da segurança. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar no seguro de casa

Mas, além desse cuidado com a contratação da empresa prestadora de serviço, há outras formas de economizar no seguro de casa. Confira cinco dicas do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e proteja-se poupando.

  • Peça ajuda ao distribuidor de seguro: esse profissional pode indicar, de acordo com o seu perfil, se é preciso adicionar coberturas como Danos Elétricos, Responsabilidade Civil e Quebra de Vidros. Se eventuais prejuízos menores podem ser arcados pelo orçamento mensal, você  pode optar pelo contrato mais básico.
  • Cubra o necessário: inclua no contrato os itens que realmente não podem ser repostos financeiramente, em caso de imprevistos. Faça as contas e analise os produtos que devem estar contemplados no contrato (joias, eletrodomésticos etc.) Lembre-se: você pode escolher as coberturas e os valores segurados, determinando o custo final.
  • Cuide de eventuais taxas extras: nenhuma taxa extra pode ser cobrada durante a vigência do contrato. O valor é o definido no momento da contratação. O custo só varia se você solicitar a inclusão de mais bens na apólice.
  • Avalie os serviços gratuitos: também são ferramentas importantes na economia do orçamento doméstico. Com assistência de profissionais como encanador, chaveiro, eletricista e vidraceiro, a apólice evita o gasto com serviços emergenciais que ocorrem com frequência (troca de fechaduras, canos entupidos etc.).
  • Confira as coberturas alternativas: algumas empresas oferecem coberturas para quem tem carro, prevendo o reparo do veículo diante de imprevistos ocorridos na garagem, como incêndio e danos causados durante a manobra no local. É possível, inclusive, acionar contrato para o pagamento da franquia do automóvel.

Além desses cuidados, a dica principal é ser honesto na divulgação dos dados para a elaboração do contrato. Seja claro e não omita nenhuma informação importante. Esse é o princípio para uma precificação correta.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Gostou das dicas para economizar no seguro da casa? Comente.

vale a pena ter seguro
quanto custa um seguro de vida
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
viagens econômicas pela Europa