Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 5 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

A- A+

Economizar dinheiro pode parecer tarefa complicada, mas ainda é a melhor forma de manter o orçamento em equilíbrio e deixar as dívidas longe da sua casa. Mas atingir esse objetivo requer atenção e persistência ao longo dos meses.

Dicas para economizar dinheiro

1 – Conheça seu orçamento

Aplicar a educação financeira à sua renda é o primeiro passo para ter o controle do orçamento. E tudo começa a partir de um diagnóstico das finanças, para conhecer como o seu dinheiro vem sendo aplicado, lembra o blogueiro do O Pequeno Investidor, Fábio Almeida. Em outras palavras, é preciso saber o quanto você ganha e o quanto você pode gastar.

2 – Tenha um objetivo claro

Para Altemir Farinhas, palestrante especialista em finanças pessoais, também é fundamental definir uma meta de quanto deve ser poupado, em quanto tempo e para atingir quais objetivos. Com uma estratégia bem definida, você e a sua família ganham um incentivo para seguir o planejamento e não desanimar, mesmo quando a economia parece difícil. Além disso, ele destaca que é importante separar essa quantia do dinheiro que você utiliza para pagar as contas e fazer novas compras. Do contrário, a tendência é que não sobrem recursos para investir.

Praticar a educação financeira é a melhor maneira de economizar dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Praticar a educação financeira é a melhor maneira de economizar dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

3 – Anote as despesas

Conhecer a sua renda não é apenas um passo inicial. Essa deve ser uma prática mais frequente do que você imagina. Almeida indica que todos os gastos devem ser anotados, mesmo aqueles que parecem não fazer diferença. Uma dica é utilizar planilhas eletrônicas e aplicativos para celular. Só no Vivo Seu Dinheiro é possível encontrar diversas tabelas para download que permitem controlar as finanças.

4 – Planeje para gastar menos

Reduzir as despesas e deixar de lado supérfluos também é um dos desafios que você vai encontrar no caminho da economia. Mas ao seguir os passos anteriores e ter a noção exata das limitações que o seu orçamento impõe, fica mais fácil delimitar ajustes e cortes. Lembre-se que eles podem ser temporários, até atingir o objetivo proposto, mas entenda também o consumo consciente como uma lição a ser seguida sempre.

5 – Invista

Escolher uma modalidade de investimento também é um meio de potencializar o lucro das suas economias. O ideal é apostar em opções de renda fixa, que ofereçam segurança. Uma possibilidade é o Tesouro Direto, que permita aplicações a partir de R$30 e, de acordo com Almeida, possui um rendimento de quase 70% a mais que a poupança, mais popular entre os brasileiros.

Conta pré-paga no celular

Uma forma de controlar o seu dinheiro de forma segura e prática é o cartão-pré-pago. Com ele você só utiliza o valor disponível na conta. É o caso do Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para economizar dinheiro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria