Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 4 tipos de franquias diferentes e escolha a melhor para você

A- A+

Na hora de começar um novo negócio, muitos empreendedores inexperientes optam pela modalidade de franquias, devido às vantagens que esse sistema oferece. Entre elas, estão o suporte para o franqueado, as marcas fortes e o treinamento de pessoal em muitos casos. Mas você sabia que existem diversos tipos de franquias diferentes para escolher?

4 tipos de franquias: qual a melhor para você?

O sistema de franquias oferece diversas opções e modalidades para você investir. A decisão sobre qual escolher depende das suas necessidades, do seu perfil e até dos resultados que você pretende atingir. Veja abaixo quatro tipos de franquias diferentes e saiba qual a melhor opção para você. As informações são do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Franquia unitária

Esse é um dos tipos de franquias mais comuns utilizados pelos empreendedores. Nesse modelo, acontece a concessão do direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. Pode ser desde um quiosque até uma loja em um shopping center, por exemplo. O franqueado também pode adquirir outras franquias, conforme capacidade financeira e planos de expansão do franqueador.

Tipos de franquias

Empreendedores novatos tendem a encontrar vantagens no sistema de franquias. Foto: iStock, Getty Images

Franquia master

Esse tipo de franquia é bastante utilizado para planos de internacionalização de franquias em países maiores, como o Brasil, por exemplo. Nesse caso, o franqueado master faz um contrato com direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em outras regiões. Nesse caso, ele irá receber parte dos royalties e da taxa de franquia, e ficará responsável pelo treinamento de pessoal e pelo suporte especializado.

Franquia de desenvolvimento de área

Esta oferece o direito para exploração de uma determinada região, onde o franqueado irá abrir mais de uma unidade da franquia um espaço pré-determinado de tempo. Assim, fica estipulado um contrato para o desenvolvimento da área e outro para cada franquia que for aberta. O desenvolvedor também pode vender unidades em sua região, recebendo valores relativos a taxas de franquias e royalties.

Microfranquias

As microfranquias são caracterizadas pelo baixo investimento – geralmente até R$ 80 mil – e tem potencial de lucro bastante interessante para o franqueado. Isso porque a maioria funciona através do sistema home-based, ou seja, todas as atividades podem ser desenvolvidas de casa.

Além de não haver necessidade de alugar um espaço específico, reduz o custo com pessoal, com armazenamento de estoque e energia, por exemplo. Normalmente, nesses casos, é necessário apenas um computador com acesso a internet, telefone e a quantidade de produtos reduzida.

Você vai se interessar por:

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esses quatro tipos de franquias? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria