Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 4 motivos que levam a ter o cartão bloqueado ao comprar

A- A+

Já teve o cartão bloqueado? Se a resposta for afirmativa, sabe o quanto essa situação pode ser embaraçosa, especialmente se você enfrentou o constrangimento de ter o pagamento negado, sem ter nada de dinheiro no bolso para pagar a compra.

Por essas e outras situações, mesmo quem não teve o seu cartão bloqueado precisa estar atento aos motivos que podem levar a esse problema.

Cartão bloqueado pode ter diferentes motivos.

Errar a senha, usar cartão vencido ou esquecer de pagar fatura geram bloqueio. Foto: iStock, Getty Images

Cartão bloqueado: 4 principais motivos

Prazo de vencimento expirado, erros sucessivos ao digitar a senha, possibilidade de fraude e atraso ou não pagamento da fatura são alguns dos principais motivos que podem levar o seu cartão a ser bloqueado. Saiba mais sobre cada um deles:

Cartão vencido

Essa é uma causa muito comum. Muitas vezes, o banco encaminha um novo cartão com antecedência, então, ele é guardado e esquecido. Quando chega a sua data de vencimento, vem a surpresa: ele venceu e só se percebe isso ao ter um pagamento rejeitado.

Conforme lembra o educador financeiro Silvio Bianchi, é da responsabilidade do cliente cuidar e desbloquear o cartão novo antes do vencimento do antigo.

Senha errada várias vezes

Por medida de segurança, recomenda-se que o usuário tenha diferentes senhas para diminuir os riscos de ter informações confidenciais roubadas. Acontece que, quando se tem tantos números para decorar, é até comum errar a senha de maneira recorrente.

Como regra geral, se o erro ocorre três vezes seguidas na mesma operação, o cartão é bloqueado, sendo necessário ir à agência bancária para desbloqueá-lo.

Suspeita de fraude

Outro motivo frequente de ter o cartão bloqueado, é quando acontece uma compra fora do padrão do cliente. Nesses casos, acontece o bloqueio para a segurança do usuário. No entanto, segundo Bianchi, a operadora deve contatar o titular do cartão para verificar a situação e, assim, evitar constrangimentos.

Atraso ou não pagamento da fatura

Motivo de inadimplência de 74% dos consumidores brasileiros em 2015, segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o atraso ou o não pagamento da fatura podem levar ao bloqueio do cartão. Também conhecido como cartão estourado, nesses casos, o limite não é renovado para o mês seguinte.

Para Bianchi, isso acontece, principalmente, quando as pessoas não controlam suas compras e tratam o cartão de crédito com uma solução mágica, que transforma os seus desejos em realidade. “O cartão é uma ferramenta de pagamento muito interessante e útil, mas precisa ser usada com sabedoria”, completa.

Cartão bloqueado por outras razões

Além dos casos mencionados, há pelo menos outras três possíveis causas para o cartão bloqueado.

Manutenção do sistema, encerramento da conta por parte do titular e movimentações realizadas em lugares distantes também são capazes de deixar o seu “dinheiro de plástico” inativo provisoriamente.

Você vai se interessar por:

Top 10: aprenda o significado de palavras do universo de cartões

Saiba solicitar estorno do valor em uma compra no cartão

Como proceder em caso de suspeita de clonagem de cartão

Compre com tranquilidade

Para fazer suas compras e pagamentos com tranquilidade, além de estar com o cartão válido, é interessante contar com os melhores benefícios.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica sobre cartão bloqueado? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito