Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 3 ideias de materiais de construção sustentáveis

A- A+

A preocupação em buscar alternativas menos poluentes para o meio ambiente já é realidade para erguer casas sustentáveis, feitas de barro ou com telhado verde. Mas mesmo entre os modelos mais tradicionais, é possível encontrar materiais de construção ecológicos, que ajudam a diminuir os impactos causados à natureza e ainda garantem durabilidade.

Materiais de construção sustentáveis

Vai construir ou reformar a sua casa e quer utilizar materiais de construção que ofereçam menos riscos ao meio ambiente? Confira quais são as três indicações da designer de interiores Roberta Cavina:

1. Telhas ecológicas

As telhas produzidas em amianto ainda são comuns, mas o produto é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. A fibra liberada é responsável principalmente por problemas no sistema respiratório. Para não correr riscos, uma alternativa são as telhas ecológicas.

Entre os modelos disponibilizados no mercado, são diversos os materiais utilizados na composição, como fibras vegetais e de madeiras. No fim do processo, é utilizada uma resina capaz de manter a cor e evitar a escamação.

2. Tinta à base de água

As tintas à base de água são a principal alternativa que o mercado oferece para aqueles que não desejam contar com os compostos orgânicos voláteis (COVs), um tipo de poluente atmosférico. Ao considerar essa opção, avalie ainda se ela não possui pigmentos feitos a partir de metais pesados.

Com secagem que costuma ser mais rápida e pouco odor, elas também são benéficas para quem utiliza a tinta ou vai permanecer na casa nos dias seguintes à pintura. Outra opção, mais recente, é a tinta mineral feita com terra crua, isenta de COVs e também de corantes sintéticos.

Entre as opções de materiais de construção sustentáveis estão as tintas à base de água, que não agridem o meio ambiente. Foto: iStock, Getty Images

As tintas à base de água são opção sustentável, que não agride o meio ambiente. Foto: iStock, Getty Images

3. Piso vinílico

O piso vinílico é feito de material reciclado e pode ser encontrado em placas, réguas ou mantas, de acordo com o modelo e a empresa fabricante. Quando comparado com o laminado, apresenta pouca diferença de preço e pode ser molhado, explica Roberta.

Além disso, é menos escorregadio e mantém a temperatura, o que permite maior conforto. A sua instalação é simples e rápida, embora seja indicado o auxílio de mão de obra especializada.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Para evitar problemas com a sua casa mais tarde, é importante se prevenir. Você já ouviu falar no Vivo Multiassistência? O plano oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão no escopo da assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre materiais de construção sustentáveis para a sua casa? Compartilhe!

como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
lareira em apartamento
projeto de arquitetura
parede de vidro