Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 4 cuidados para o seu cabo para celular durar mais

A- A+

Se há um acessório vital para o correto funcionamento do seu smartphone, ele é o cabo para celular. Conjunto de fios que conduzem informações e energia, é responsável pela conexão do seu telefone a outros dispositivos e a fontes de eletricidade.

Embora sejam fabricados para duração por vários anos em condições normais, podem ter sua vida útil bastante reduzida devido ao mau uso. Ao identificar que cuidados você deve adotar no manuseio do acessório, pode evitar danos e contribuir com sua maior durabilidade.

Cabo para celular

Mau uso é o principal fator a comprometer a vida útil dos cabos para celular. Foto: iStock, Getty Images

4 cuidados com o cabo para celular  

Como guardar o cabo

A forma como você guarda o cabo para celular pode causar ruptura em alguns fios internos e bloquear a passagem da energia e das informações através dele.

Cabos com mau contato também podem gerar riscos de problemas elétricos, como curto circuitos ou superaquecimento dos fios, o que resulta em danos maiores ao aparelho.

A dica é não dobrar o cabo ou enrolar de maneira que os fios precisem ser forçados. O indicado pelas empresas de tecnologia é que você organize o cabo em círculos com folga, sem gerar tensão ou forçar uma pressão à qual o fio não deve ser submetido.

Uso durante carregamento

Outro cuidado que pode evitar a ruptura de algum fio, ou do cabo como um todo, deve ser adotado enquanto o cabo para celular está sendo usado.

Se o aparelho está conectado à tomada e você o utiliza completamente esticado, pode acabar forçando as pontas de conexão dentro do aparelho e do plug de tomada.

Procure manter o telefone carregando em uma tomada ou computador próximo, se for necessário utilizá-lo durante a carga. Se for possível aguardar o fim do carregamento antes de usar, melhor. Além de proteger o cabo, você também evita que o telefone receba uma carga excessiva de informações.

Como manusear

No momento de desconectar os fios do próprio aparelho, do computador ou da tomada, tome cuidado com a região do cabo para celular na qual vai imprimir força.

O ideal é que você segure na parte plástica, geralmente um conector USB. Ele é mais resistente do que a borracha que envolve os fios, tem menos riscos de romper algum deles e ainda garante mais firmeza na desconexão interna.

Que modelo escolher

Mas se a ideia é minimizar ainda mais o risco de romper os fios do seu cabo para celular, é possível optar por uma versão mais reforçada e maleável do acessório.

Alguns modelos possuem um revestimento plástico mais grosso, justamente para evitar que a movimentação possa danificar o interior. Outros têm ainda um comprimento maior, de forma a não afetar o uso do telefone no carregamento.

Previna quebras no cabo para celular

Outra opção é recorrer a uma proteção caseira e simples, que ajuda a evitar que você movimente ou estique o cabo de maneira indevida, além de diminuir a pressão sobre as partes mais frágeis dos fios.

Geralmente, as rupturas acontecem nas pontas, onde os fios se encontram com as estruturas de conexão do cabo aos dispositivos ou fontes de energia.

A dica é do blog Tech ao Minuto só usa o próprio cabo e uma mola de acionamento de canetas: passando os fios por dentro da pequena estrutura metálica, você evita que o conector seja dobrado de uma forma que possa danificá-lo. Canudos plásticos e papéis com fita adesiva podem substituir a mola.

Você vai se interessar por:

Saiba como carregar celular de graça na Europa e não fique sem bateria

Confira modelos de bateria externa para celular e tablet

Carregador sem fio: tecnologia vai transformar sinal Wi-Fi em energia

Proteção para o seu celular

Se o seu smartphone é indispensável para você, é bom pensar em soluções para ampliar sua segurança. Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Proteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas para cuidar melhor do cabo para celular? Compartilhe!

Examinando quanto tempo dura um iPhone
Projeto para recarregar bateria
Engana-se quem pensa que usar o notebook enquanto carrega é prejudicial
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Usuário quer saber como recuperar bateria viciada