Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 3 passos para planejar financeiramente o seu ano sabático

A- A+

Quebrar a rotina, sair do piloto automático, permitir a si mesmo um período de reflexão ou, quem sabe, só aproveitar um pouco mais os momentos em família. Seja pelo motivo que for, planejar um ano sabático pode ampliar seus horizontes e abrir novas perspectivas na sua vida.

No entanto, para programar esse período especial, é preciso contar, especialmente, com uma boa organização financeira prévia.

Para o especialista em investimentos do Banco Ourinvest, Mauro Calil, essa preparação nunca deve ser feita com apenas seis meses de antecedência. “Acredito que de 12 a 24 meses é tempo suficiente para programar o que deseja e formar patrimônio para as despesas que terá”, explica.

Planejar um ano sabático pode ampliar seus horizontes.

Ter um ano sabático é alternativa para aliviar o estresse e recarregar as baterias. Foto: iStock, Getty Images

Prepare-se para o seu ano sabático em 3 passos

1. Preparação

O primeiro passo para realizar o planejamento financeiro para o seu ano sabático é saber o que deseja fazer, onde ir e com quem pretende passar esse retiro. Definidas essas questões, você já pode começar a orçar seus gastos com as atividades que terá, hospedagem e passagens, se for o caso.

“Se fizer um sabático fora de sua cidade atual, lembre-se que irá retornar, por isso, deverá também prever reservas para sustentar sua casa atual. Caso seja alugada, simplesmente desfaça o contrato e procure algo na volta”, aconselha Calil.

2. Conferindo capital

O próximo passo é conferir o que você tem de patrimônio e liquidez. Verifique se o que economizou ao longo do período de preparação é suficiente e se não vai passar por alguma dificuldade durante o seu ano sabático.

Se tudo tiver sob controle, tudo bem. Caso contrário, o especialista aconselha a vender um automóvel ou outros bens que não usará durante o período de descanso.

Além disso, é fundamental estar prevenido para imprevistos, conforme explica Kalil. “Se não conseguir tudo ou for surpreendido pela alta do dólar, adie um pouco os planos”, completa.

Sempre tenha em mente que o mais importante, além do descanso, é estar forte financeiramente para ter tranquilidade no período sabático e no retorno.

3. Retorno do ano sabático

Ao seguir os passos anteriores, você pode retornar tranquilamente para a sua vida normal, seja a mesma ou outra que esse período para recarregar as baterias lhe mostrou.

Retome à vida de forma simples, recomece. Só lembre-se de manter a sua vida em ordem e sem dívidas. Se possível, vá aumentando o seu patrimônio. Assim, quem sabe um novo ano sabático surja por aí.

Você vai se interessar por:

Vai viajar sozinho? Descubra como organizar melhor suas finanças

Conheça 5 opções de ilhas paradisíacas para relaxar

Viagem é alternativa para quem busca sair da rotina

Ano sabático com segurança

Para tirar o seu período de descanso com ainda mais conforto para você e sua família é bom estar prevenido para todas as situações. Com os seguros de acidentes pessoais e de vida, cliente Vivo tem coberturas exclusivas para morte acidental, invalidez permanente total por acidente e muito mais.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe

O controle financeiro pessoal e o futebol
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças