Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 3 dicas para equilibrar a sua vida pessoal e profissional

A- A+

Acordar cedo, entrar no escritório, trabalhar e voltar para casa ao fim do dia para aproveitar a família. Apesar de parecer a descrição do cotidiano de qualquer trabalhador, desfrutar dessa rotina e alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um dos principais desafios do mundo corporativo atual.

Um terço dos empregados contratados pelas empresas para trabalhar em período integral afirma que está mais difícil administrar a vida pessoal e profissional nos últimos anos, segundo um novo estudo global, realizado pela consultoria Ernst & Young no início do ano.

O levantamento foi feito pela internet e respondido por aproximadamente 9.700 adultos, com idades entre 18 e 67 anos, nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Japão, China, Alemanha, México e Brasil.

Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um dos principais desafios.

O sucesso profissional depende também de alcançar a satisfação no campo pessoal. Foto: Shutterstock

Vida pessoal e profissional: equilíbrio difícil

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, ao contrário do que se costuma acreditar, não é verdadeira a ideia de que o profissional bem-sucedido precisa se dedicar ao máximo, trabalhar até tarde da noite, aos finais de semana e estar sempre à frente do computador e do smartphone resolvendo pendências.

Segundo ele, até existem profissionais que se desdobram e não têm tempo para mais nada, mas isso não é sinônimo de sucesso e, muito menos, de felicidade. É preciso ligar as suas realizações profissionais com as pessoais, alerta.

“Quando traçamos objetivos em nossas vidas, eles alinham expectativas da vida pessoal (familiar, social, relacionamentos e saúde) e também profissional (estudo, ascensão da carreira, desenvolvimento e resultados)”, explica.

3 dicas para alcançar o equilíbrio

Para facilitar a busca desse equilíbrio entre vida pessoal e profissional tão desejado, Marques sugere três dicas úteis. Tente segui-las e descubra se o trabalho e o lazer podem caminhar na mesma direção.

Estabeleça objetivos pessoais e profissionais

Faça um planejamento e defina metas diárias, semanais e até mensais. Isso o ajudará a controlar melhor suas relações.

Gerencie melhor seu tempo

Defina horários para dormir, acordar, se alimentar, praticar atividades físicas e também o tempo que se dedicará a buscar seus filhos na escola, jantar com a família e amigos, além de atividades de lazer. Não esqueça dos finais de semanas.

Desenvolva a inteligência emocional

Essa competência o ajudará a controlar suas emoções e sentimentos, fazendo com que se possa trabalhar da melhor maneira, de tal modo que problemas pessoais e profissionais não interfiram um no outro.

Busque apoio, se preciso for

Além de seguir as três dicas de Marques, é importante saber que, atualmente, as empresas prezam muito pelo capital humano. Dependendo do tipo de problema, elas apoiam e oferecem recursos para que esse profissional possa encontrar soluções.

Por isso, nada de levar trabalho e problemas para casa. A dica é aprender a separar vida pessoal e profissional, pois seus familiares e amigos merecem sua atenção.

“Tente se desligar ao sair do ambiente organizacional e busque nos pequenos detalhes momentos de prazer e realização, como um simples lanche em família ou um cinema com os amigos”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Definir um projeto de vida ajuda a fazer a escolha certa

Perseverar é a chave para o sucesso na vida

6 atitudes de educação financeira pessoal para a melhor gestão do dinheiro

Soluções para o seu dinheiro

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você? Consegue separar bem a vida pessoal e profissional? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria