Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a poupar sem sacrifício em 5 dicas

A- A+

O mês ainda está longe de acabar e o seu saldo parece ter sumido da conta? Administrar as finanças pode não ser tarefa fácil, mas com alguns cuidados básicos é possível poupar sem sacrifício.

Conforme explica o o economista e professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), todos nós podemos comprar, gastar e viver as alegrias que o dinheiro pode trazer. “Entretanto, junto com isso, é importante economizar. Eu diria que 10% de tudo que a gente ganha deveria ser a parcela da poupança, e diariamente é importante se pensar nisso”.

Não sabe como fazer isso? Confira as dicas que separamos para você:

5 dicas para poupar sem sacrifício

1. Avalie os seus gastos

O primeiro passo para quem deseja economizar é avaliar como o seu dinheiro é utilizado. Ou seja, saber exatamente o quanto recebe por mês e, principalmente, quanto e como gasta.

“Quanto do seu salário tem ido para pagar suas despesas mensais? E para pagar parcelas de compras antigas? E para juros e multas? Conhecer as dívidas é fundamental”, ensina Fernando Torres, do blog Educando Seu Bolso. Não só o valor total das dívidas deve ser conhecido, mas também as taxas de juros, que podem aumentar os custos.

2. Corte despesas desnecessárias

A importância do item anterior é justamente de conhecer seu orçamento e descobrir brechas que ele possa oferecer. Normalmente, gastos menores com lanches ou mesmo um cafezinho não são considerados, mas fazem a diferença.

Ao saber o valor que eles somam, você consegue adequar os custos à sua realidade. Ao analisar tudo, é bem provável que encontre despesas que não pouco acrescentam em sua qualidade de vida e que podem ser diminuídas ou cortadas.

3. Defina objetivos

Ao criar metas de economia, fica mais fácil manter o foco nos objetivos estipulados. Se você deseja guardar dinheiro para fazer uma viagem no final do ano, defina o destino e planeje o investimento que vai ser necessário. Pense nos valores da passagem aérea, da hospedagem, dos passeios e mesmo da alimentação.

Calcular os seus gastos mensais é parte do processo de poupar sem sacrifício. Foto: iStock, Getty Images

Calcular os seus gastos mensais é parte do processo de poupar sem sacrifício. Foto: iStock, Getty Images

4. Separe o dinheiro economizado

Já a dica de Arthur Jardim Nogueira Borges, presidente da Luca Contas, é reservar o dinheiro que deve ser economizado. Ao receber seu salário, separe a quantia necessário do restante, que você vai utilizar para fazer o pagamento de contas e mesmo novas compras. Ele indica ainda que o ideal é começar com os 10%, mas aumentar esse valor com o passar do tempo.

5. Consuma de um modo consciente

A disciplina e a mudança de atitude são indispensáveis para quem não consegue poupar e os hábitos de consumo podem ser a maior barreira. Promoções, por exemplo, ajudam você a economizar nas compras, mas só são válidas quando o item a ser adquirido é necessário.

As compras de supermercado também devem fazer parte do processo. Se os alimentos costumam estragar porque não deu tempo de consumir tudo dentro da validade, é necessário reduzir a lista e adequar os gastos.

Gostou das dicas para poupar sem sacrifício? Compartilhe!

quanto custa um seguro de vida
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza
por que a poupança rende tão pouco
economizar no seguro da casa
como economizar na limpeza