Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda quando presentear com flores é uma boa opção

A- A+

Presentear com flores é uma das formas mais antigas e tradicionais de homenagear alguém. Principalmente entre os casais, em datas comemorativas, os buquês e as plantas fazem sucesso, porque são maneiras carinhosas e simbólicas de transmitir uma mensagem ao outro. Mas é preciso tomar cuidado para escolher as flores e decidir se elas serão mesmo o seu presente.

As vantagens de presentear com flores

Uma das principais vantagens de presentear com flores é que elas são opções que unem o melhor de um bom presente: são bonitas, vistosas e carregam significados especiais. Por isso, quando você escolhe dar um belo buquê a alguém, reduz bastante as chances de errar na escolha e acabar desperdiçando seu tempo, seu dinheiro e ainda desapontar o outro.

Outra das vantagens é que presentear com flores é uma ideia universal. Escolhendo o tipo de certo de flor, é possível entregar um buquê diferente em cada data. Inaugurações, aniversários, comemorações de bodas, dia dos namorados, formaturas, premiações e até um “chá de casa nova”. Afinal, não há efeitos decorativos mais bonitos do que os naturais.

presentear com flores

Buquês e arranjos podem ser boas opções de presente para quem tem o hábito de cuidar e cultivar flores. Foto: iStock, Getty Images

Vá com calma na escolha

Porém, é preciso ter cuidado na escolha. Uma das desvantagens de presentear com flores é também uma de suas vantagens: elas são carregadas de significados. Portanto, se você presentear um amigo com rosas vermelhas, símbolo da paixão, pode acabar passando a impressão errada. Então, é bom saber esse tipo de coisa. Orquídeas são ideais para casas novas, flores do campo para amigos e lírios para parabenizar casamentos e noivados.

Também é preciso ter o cuidado de saber se a outra pessoa gosta de receber flores. Apesar de serem um presente universal e conseguir expressar com clareza a intenção de quem presenteia, elas nem sempre agradam quem recebe. Os alérgicos, por exemplo, sofrem com o pólen. Já os que têm rotinas muito atarefadas não podem cuidar delas e acabam vendo as plantas morrerem rapidamente.

Inclusive, a fragilidade da vida das plantas é um dos pontos contrários à ideia. A menos que você saiba que o outro vai cuidar, cortar os caules e trocar a água, escolha outro presente. Como elas têm pouca durabilidade, seu presente é pouco usual para quem não tem o hábito de cultivar plantas e vai ser descartado rapidamente.

Fique atento, ainda, aos preços. Segundo o Procon, nas datas comemorativas o valor das flores sobe significativamente e você acaba pagando muito mais do que deveria por um presente que tende a morrer após 10 dias. Se você não abre mão de presentear com flores, pode sair mais barato escolher outras opções nas datas comerciais e dar as plantas em outros momentos.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Decidiu presentear com flores uma pessoa querida? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica