Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba por que instalar antivírus no celular evita prejuízos

A- A+

O smartphone já está perto de roubar dos cães o posto de melhor amigo do homem. Companheiros inseparáveis de grande parte da população, os celulares modernos não apenas acessam a internet como permitem comunicar-se com diversos lugares do mundo e realizar transações bancárias. Para ter mais segurança é que os usuários costumam instalar antivírus no celular. Nessa hora, alguns cuidados são importantes para não expor seu aparelho a mais riscos.

Instalar antivírus no celular: os riscos do malware

Os vírus já são velhos conhecidos de quem utiliza computadores. Agentes plantados nos computadores através do trabalho de hackers, esses malwares podem destruir a placa-mãe de funcionamento, deletar todo o conteúdo que estiver salvo no aparelho, danificar a tela e os botões e, em alguns casos, causar um verdadeiro curto circuito no seu sistema.

Os celulares estão muito expostos à ação de programas maldosos. Cada vez que você recebe um e-mail de um endereço desconhecido e abre, em função do seu trabalho ou das relações sociais que precisam ser mantidas, pode estar expondo todos os seus dados e informações a alguém mal intencionado. Nesse ponto, instalar antivírus no celular começa a se tornar uma ação importante.

instalar antivirus no celular: homem usa celular sentado em poltrona de sala de espera

Ao entrar em sites ou receber e-mails, você pode estar exposto a riscos. Foto: iStock, Getty Images

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui 154 milhões de aparelhos celulares. Ao menos 54% são utilizados para acessar a internet. Calcule, então, o grau de risco a que um telefone está exposto, sabendo que boa parte desses agentes perigosos surgem do desejo que alguém sente com esse boom tecnológico.

Conforme a G Data Software, empresa alemã especializada em análise de dados, quase 5 mil vírus são identificados por dia para aparelhos com o sistema operacional Android.

O dado vai ao encontro do que defende a britânica Sophos, desenvolvedora de softwares e hardwares de segurança. A empresa entende que todos os donos de aparelhos Android precisam instalar antivírus no celular, considerando que os sistemas operacionais estão sujeitos à infecção por esses programas.

Você vai se interessar por:

Windows travando? Veja como melhorar o desempenho do PC

Descubra como fazer um pagamento pelo celular

Saiba como se prevenir de roubo de identidade

Quando um malware se instala em um celular, ele fica funcionando juntamente com o sistema operacional. Isso exige muito do processador e da velocidade do aparelho. Dessa forma, a lentidão no sistema é um sintoma de infecção. Ele também pode enviar mensagens e fazer ligações sem que você saiba, além de apagar dados e informações fundamentais.

Como você não perde o aparelho, e sim o que está dentro dele, não consegue recuperar o que está perdido, uma vez que não é algo material. Essa necessidade crescente de instalar antivírus no celular é uma mostra de que os riscos da exposição da vida moderna vão além dos roubos e assaltos.

Opções para instalar antivírus no celular

Como a ação de instalar antivírus no celular se tornou importante para frear os riscos, boa parte das empresas já consagradas pelos seus programas de proteção para computadores, criaram versões de seus produtos para smartphones.

Marcas como Avast!, AVG, McAffee e Norton Security são algumas da lista, que permitem que você realize todas as suas transações em um ambiente mais seguro.

A Vivo também tem planos de antivírus, para proteger suas informações em computadores, tablets e smartphones, com até 15 dias grátis. Para saber mais detalhes, basta acessar o Vivo Portal de Segurança.

Proteção para o seu celular

Se você gosta da ideia de proteger seu aparelho contra a ação de hackers, saiba que conta com opções para ampliar sua segurança. Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Proteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas para instalar antivírus no celular? Deixe seu comentário.

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado