Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vantagens e cuidados ao dividir apartamento

A- A+

Conforme pesquisa realizada pelo portal e aplicativo imobiliário Properati, em junho de 2015, dividir apartamento com mais quartos, em São Paulo, pode sair muito mais barato do que alugar dois de menores dimensões. No bairro Morumbi, por exemplo, a economia pode chegar a 40% segundo o levantamento. No entanto, antes de deixar a casa dos pais, confira as vantagens e os cuidados de ter um colega de quarto.

seudinheiro-Dividir-apartamento

É importante estar ciente que a sua privacidade irá diminuir ao dividir apartamento. Foto: iStock, by Getty Images

Três vantagens de dividir apartamento

Economia: a primeira como já foi apontada pela própria pesquisa é na hora do rateio do aluguel. No entanto, as vantagens econômicas não ficam somente nesse quesito. Ao dividir apartamento com outra pessoa, todas as demais contas podem ser compartilhadas: luz, telefone, internet, condomínio e TV por assinatura, são alguns exemplos disso.

Divisão de tarefas: além das despesas, as atividades domésticas também podem ser repartidas. O ideal é montar uma tabela com as ações propostas e dividí-las de maneira igual entre os moradores do apartamento. Lavar a louça, passar roupas, cozinhar e limpar os cômodos da casa são tarefas que podem fazer parte do rodízio semanal.

Companheirismo: sempre é bom ter alguém em casa para conversar. Além disso, quando estiver com um problema pessoal, por exemplo, seu colega de apartamento pode dar conselhos e oferecer apoio.

Você vai se interessar por:
Valor do condomínio é fator importante ao procurar apartamento
Veja 5 cuidados que você deve ter antes da escolha do imóvel

Três cuidados ao dividir apartamento

Falta de privacidade: ao dividir apartamento com alguém, ou pior, o quarto, é importante estar ciente que a sua privacidade irá diminuir. Para que não seja uma mudança muito drástica, é fundamental estabelecer alguns limites na relação com o seu roommate. Desde solicitar que bata na porta antes de entrar, até acordar um horário de silêncio ou avisar com antecedência sobre a visita de terceiro, são alguns itens que precisam ser conversados.

Pouco comprometimento: se por um lado, a divisão de tarefas pode ser algo que dinamize a organização da casa, por outro, ela pode se tornar um problema. Para que ela funcione de verdade e não cause desgastes na relação entre os moradores, é preciso ter comprometimento das duas partes. Caso contrário, alguém pode ficar sobrecarregado.

Difícil convívio: antes de escolher alguém para dividir apartamento, é aconselhável conhecer um pouco a pessoa. Procure optar por um amigo ou parente que tenha similaridades com você e com seu estilo de vida. Apesar de ser um convívio diferente, as chances dessa experiência dar certo são maiores que com um completo desconhecido.

Site ajuda a encontrar pessoas para dividir apartamento

O EasyQuarto funciona como uma espécie de rede social para buscar companheiros de quarto ou alguém pra dividir apartamento. Fácil de usar, basta criar uma conta e adicionar os filtros como: os bairros que interessam, faixa de preço, quantidade de quartos e outras preferências.

Criado em 1999, o site possibilita você escolher seu roommate através da cidade e do tipo de acomodação dividida (apartamento, casa, quarto, kitnet, pensão, quartos profissionais). No momento, são mais de 25 mil acomodações disponíveis.

Assistência quando precisa

Nada melhor do que ter ajuda nos momentos em que mais precisa. Com o Vivo Multiassitência, por apenas R$ 8 por mês, você tem acesso a eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar na sua nova casa. Para assinar esse serviço, basta enviar um SMS com a palavra MULTI para o número 2929.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para moveis

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple