Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena ter dois ou mais cartões de crédito? Entenda

A- A+

Você nem pediu, mas recebeu por correio uma proposta tentadora: uma operadora oferece cartões de crédito com anuidade gratuita para você e os seus dependentes. Apesar de já ter um, avalia que possa ser interessante ter outra opção, especialmente quando é de uma bandeira diferente. Mas será vale a pena? Para o sócio da Monte Bravo Investimentos, Pier Mattei, ter mais de um cartão amplia as possibilidades, mas exige responsabilidade em dobro.

Ter mais de um cartão depende da sua atitude como consumidor. Foto: iStock, Getty Images

Ter mais de um cartão depende da sua atitude como consumidor. Foto: iStock, Getty Images

Por que não ter dois cartões de crédito

Assessor financeiro do site EuQueroInvestir.com, Juliano Custodio lembra que, no passado, nem todos os estabelecimentos aceitavam qualquer bandeira de cartão e era mais necessário possuir dois. Hoje, contudo, ele não recomenda ter dois cartões com vencimentos separados. “Só serve para que as nossas dívidas sejam postergadas, pagando a fatura de um com o limite do outro”, alerta.

Mesma opinião tem o fundador do Minhas Economias, Décio Kimura, para quem o melhor é concentrar as compras em um só cartão e, então, buscar benefícios associados, como descontos da anuidade, acumulação de pontos em programa de fidelidade.

Na hora da escolha, é preciso fazer uma autoavaliação. Se você conhece seus limites e sabe controlar os gastos, um número maior de cartões não vai ser um problema. Quando o controle não é uma característica, é melhor ter apenas um e contratar um limite razoável, para que não haja problemas no futuro. Ou seja, a escolha vai depender do seu comportamento como consumidor.

Tipos de cartões de crédito

De acordo com o Banco Central, existem duas categorias de cartões de crédito: básico e diferenciado. O primeiro tipo compreende cartões utilizados somente para pagamentos de bens e serviços em estabelecimentos credenciados. Os cartões de crédito básicos são de oferecimento obrigatório pelas instituições financeiras, e o valor da anuidade deve ser menor.

Já os cartões diferenciados são aqueles que, além de permitirem a utilização clássica, estão associados a programas de benefício e recompensas. Ou seja, oferecem adicionais, como programas de milhagem, seguro de viagem, desconto na compra de bens e serviços e atendimento personalizado no exterior.

Tarifas permitidas

Ainda segundo o Banco Central, os bancos podem cobrar cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartões de crédito: a anuidade, a emissão de segunda via, uso no saque em espécie, uso para pagamento de contas (faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
mão aberta
abrir uma empresa de contabilidade
levar dinheiro na viagem
Queda do consumo das famílias brasileiras