Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena parcelar viagens no cartão de crédito? Tire suas dúvidas

A- A+

Tem gente que ama viajar. E não é pra menos. Sair da sua rotina diária e conhecer novos lugares proporciona experiências incríveis, além da riqueza cultural, é claro. Mas quando não se tem dinheiro, será que vale a pena parcelar viagens no cartão de crédito?

Se você tem um cartão de crédito, ele tem de ser usado, não é mesmo? Entretanto, do ponto de vista financeiro, não é interessante parcelar a viagem integralmente. Há diversos custos envolvidos nessa operação, e quando você retornar, suas contas continuarão chegando. Por isso, nada como fazer os cálculos para ajustar os pagamentos.

Parcelar viagens no cartão de crédito permite viajar com tranquilidade financeira

1. Planeje, planeje e… planeje

Sim, o planejamento é tudo. Antes de mais nada, faça um orçamento detalhado de tudo o que será necessário para suas férias – desde as passagens até os presentinhos. Se for para um destino internacional, contabilize pela moeda local e, quando chegar mais próximo do passeio, apenas converta para o real. O Banco Central dispões de um conversor de moedas, no qual você pode fazer isso em segundos.

2. Concentre apenas gastos fixos no cartão

A dica para não se perder nas contas é parcelar no cartão – caso seja necessário – apenas aqueles custos que você sabe exatamente o valor, como hospedagem e passagens aéreas, por exemplo. Afinal, o maior risco de descontrole é durante a viagem, seja nas compras ou mesmo em restaurantes típicos. Caso leve o dinheiro para gastar no local, os riscos de extrapolar o orçamento são menores.

3. Calcule o gasto diário

Pode até parecer bobagem, mas calcular quanto você irá gastar por dia ajuda a organizar melhor as finanças. Cogite hotel, alimentação e passeios, uma vez que muitos deles são pagos.

parcelar viagens no cartão de crédito

Fazer uma pesquisa de preços minuciosa é o segredo para manter o orçamento em dia. Foto: iStock, Getty Images

4. Aproveite os programas de milhagem

Um dos maiores benefícios do cartão de crédito são os chamados programas de milhagem. Ainda que não esteja cadastrado em nenhum, você pode fazer isso e planejar seu passeio com antecedência (e com descontos também).

5. Leve uma reserva financeira

Os especialistas em educação financeira calculam um gasto médio de 20% além do previsto em viagens. Esse dinheiro é dispensado, geralmente, em presentinhos para os amigos e familiares ou mesmo em uma urgência médica.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, planeja parcelar viagens no cartão de crédito? Comente.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito