Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena investir no mercado de imóveis? Descubra

A- A+

A última década representou um período de crescimento no mercado de imóveis, em que ficou mais fácil o acesso à casa própria. Com o momento de instabilidade vivido na economia, a dúvida é se ainda vale a pena investir dinheiro na compra de propriedades habitacionais.

De acordo com o índice FipeZap, os primeiros meses do ano acumularam uma queda nos preços apresentados pelos imóveis das 20 cidades analisadas. Ou seja, o setor teve um aumento bem abaixo da alta generalizada dos preços, relacionada à inflação.

mercado-de-imoveis

Avalie qual é o modelo de propriedade que costuma ter mais circulação no mercado. Foto: iStock, Getty Images

Opinião sobre o mercado de imóveis

Para o economista Bernardo Baggio, a primeira coisa a se considerar antes de fazer um investimento no mercado de imóveis é que, assim como boa parte das aplicações, ele é cíclico e apresenta variações. A sua principal diferença é que os ciclos costumam ser mais longos e permitem que o investidor avalie suas estratégias a longo prazo.

Ele lembra ainda que é preciso avaliar riscos como a falta de procura por aluguel. Em alguns meses que o imóvel fique desocupado, os planos de rentabilidade já podem ser prejudicados, principalmente se a propriedade está sendo financiada.

Em caso de venda, o tempo de espera pode ser ainda maior. Por isso, não deixe de considerar as aplicações em outros modalidades. Compare os riscos, retorno e mesmo o capital a ser investido.

Já o coach financeiro Farney Coutinho Moreira entende que o mercado imobiliário costuma ser uma boa opção, mas que a alternativa através de financiamento deve ser repensada, principalmente devido ao momento atual da economia, que pode não ser favorável.

Cuidados para investir no mercado de imóveis

Se você está com o dinheiro na mão e decidiu investir no mercado de imóveis para ter uma renda a mais, preste atenção em quatro dicas fundamentais:

Região: a localização do imóvel que você pretende comprar para locar é essencial. Preste atenção nos tipos de transportes disponíveis até lá, a perspectiva de valorização, a infraestrutura disponível no bairro e mesmo a sua proximidade com o centro

Produto: avalie o estado de conservação do imóvel, essa característica não vai apenas atrair mais locatários, mas também evitar que você gaste com manutenção e reformas. Observe se ele possui um bom acabamento, se há a presença de infiltrações e mesmo a necessidade de realizar pinturas

Mercado: converse com profissionais especializados na área e conheça as tendências de mercado para a sua região. Saiba, por exemplo, quais são os tipos de imóveis mais alugados, que tamanho eles possuem e se há algum diferencial que costume chamar a atenção do público

Documentação: para evitar problemas mais tarde, verifique se todas as questões financeiras e jurídicas da propriedade estão em dia e sem pendências.

Cartões de crédito com benefícios

Se você quer movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre mercado de imóveis? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena