Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena desligar o motor do carro com o trânsito parado?

A- A+

De repente, você se vê no meio de um congestionamento inesperado. Depois de alguns minutos de “para e arranca”, surge a dúvida: desligar o motor do carro enquanto espera a fila andar ajuda a economizar combustível? Entenda, neste artigo, o que há de verdade nessa ideia.

Desligar o motor do carro economiza combustível?

A resposta direta é: sim. Mas a recomendação dos especialistas é de que os condutores só utilizem essa estratégia quando o carro ficar parado por um minuto ou mais.

Assim, talvez não valha a pena desligar o motor em semáforos, mas sim em congestionamentos, ou nas ocasiões em que é preciso aguardar por alguém (como em locais com drive-thru).

Motor do carro desligado no trânsito

Medida pode ser válida se o veículo ficar parado no trânsito por um minuto ou mais. Foto: iStock, Getty Images

Rik Paul, editor automotivo da publicação Consumer Reports, explicou ao portal de finanças da CNN que os veículos mais modernos, com tecnologia avançada e câmbio automático, já são equipados com sistemas que colocam o motor do carro em stand-by, dispensando a necessidade de desligar o automóvel.

Para carros comuns, ele alerta que os condutores não devem desligar o carro todas as vezes em que estiverem em um trânsito conturbado. A recomendação é usar o bom senso e avaliar se o tempo de parada será, pelo menos, superior a 30 segundos.

Nesse caso, ele orienta a desligar o veículo, mas salienta que a redução no consumo de gasolina talvez sequer seja percebida pelo condutor no reabastecimento, já que há diversos outros fatores que contribuem para um modo de dirigir econômico.

A Automobile Association (AA), uma organização do Reino Unido especializada em automóveis, tem a mesma recomendação. Em artigo no portal britânico The Journal, representantes da instituição também orientaram os motoristas a desligarem o motor do carro caso percebam que o veículo ficará parado por cerca de um minuto.

Essa margem de tempo está relacionada ao fato de que, ao dar partida, aciona-se a bateria, mesmo que o motor esteja quente, e também o motor de partida, que tem uma durabilidade pré-determinada.

Assim, não vale a pena recorrer a essa estratégia caso o período de parada seja inferior a um minuto, porque o valor economizado em gasolina simplesmente não compensa o desgaste gerado por ligar e desligar o motor em um curto intervalo.

3 dicas práticas para economizar combustível

Tem interesse em economizar combustível no dia a dia? Então fique de olho nessas três dicas fundamentais:

Aceleração gradativa e paciência

Evite pisar fundo no acelerador. O ideal é manter um sistema de condução em que o carro é desenvolvido gradualmente, com paciência para chegar à velocidade desejada. Para isso, não hesite em trocar de marchas constantemente, pois as marchas elevadas consomem menos combustível do que as mais baixas.

Planeje rotas com antecedência

Quanto menos tempo você ficar preso em congestionamentos, maior será a eficiência do veículo. Fique de olho em aplicativos de monitoramento do trânsito, preste atenção ao serviço prestado pelas rádios e busque rotas alternativas para fugir das avenidas mais movimentadas. Descobrir os horários de menor movimento também é uma boa ideia.

Atenção aos pneus e ao peso

Elimine os pesos desnecessários no veículo, como cadeiras de praia que não serão utilizadas, cadeirinha de bebê vazia e malas sobrando. O peso interfere diretamente no consumo de combustível. Além disso, calibre os pneus uma vez por semana, pois pneus murchos geram mais atrito com o solo, aumentando o consumo.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Pronto para economizar combustível? Agora é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Você também tem alguma dica para dirigir de forma econômica? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
como calcular a reforma de um apartamento