Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena comprar celular top de linha? Veja pós e contras

A- A+

Entre tantas opções disponíveis no mercado de smartphones, pode ficar difícil de decidir quais modelos valem o seu investimento. É comum se perguntar se vale a comprar celular top de linha, principalmente quando os modelos intermediários têm alta qualidade. E a solução para esse dilema está, justamente, nos seus hábitos de consumo e de uso do aparelho.

O que é um top de linha

Antes de saber se vale a pena comprar celular top de linha, é preciso que você compreenda o que significa esse investimento e o que quer dizer a expressão “top”. Ela vem do inglês e quer dizer topo. Por isso, você pode dizer que quer comprar um topo de linha sem medo de errar na pronúncia.

Quando você opta por comprar celular top de linha está, portanto, escolhendo aquele que está no topo, o melhor entre todos os telefones daquela marca. Isso influencia na qualidade e nas funcionalidades do aparelho, mas também no seu custo final de mercado.

vale a pena comprar celular top de linha

iPhone 6s Plus é um dos tops de linha do mercado e é indicado para quem usa muito seu smartphone. Foto: iStock, Getty Images

Vale a pena comprar celular top de linha?

Para entender se vale a pena comprar celular top de linha é importante que você conheça os seus próprios hábitos de uso do aparelho. Se você é do tipo que mantém o foco nas funções básicas de um telefone, como fazer ligações e enviar SMS, talvez seja válido repensar essa escolha. Os smartphones de alta qualidade custam caro demais para exercerem apenas essas atividades.

Ainda assim, as fabricantes oferecem modelos de linhas intermediárias que garantem qualidade e opções de desempenho que, apesar de inferiores a um celular top de linha, são suficientes para suprir as necessidades de quem apenas acessa redes sociais e verifica e-mails pelo aparelho. Há modelos com boas câmeras fotográficas, inclusive, e com preços mais baixos.

E se você não tem a intenção de baixar jogos ou aplicativos que dependam da tecnologia mais recente ou das versões mais atualizadas dos sistemas, pode valer a pena comprar celular top de linha de um ano anterior. Eles terão qualidade mais alta do que os intermediários recentes, mas se mantém em uma faixa de preço mais baixa do que os tops atuais.

No entanto, se você consome e produz muito conteúdo a partir do seu celular, aí sim vale a pena comprar celular top de linha, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais de dinheiro. É que a velocidade de desempenho e o período de tempo em que o telefone poderá se manter ativo são maiores e o investimento acaba sendo compensado.

Você vai se interessar por:

Celular é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Decidiu se vale a pena comprar celular top de linha? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

Pokémon Go
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv