Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena comprar ar-condicionado inverter? Descubra

A- A+

Ao buscar um condicionador de ar e pesquisar sobre os preços e tecnologias do mercado, você compara modelos e pode se questionar se vale a pena comprar ar-condicionado inverter. Como pontos a pesar nessa decisão, é interessante considerar que o aparelho promete deixar o ambiente climatizado mais rapidamente e de forma ambientalmente correta. Por outro lado, também tem um custo mais caro.

Descobrindo se vale a pena comprar ar-condicionado inverter

Tecnologia inverter garante mais eficiência e velocidade na climatização do ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Vale a pena comprar ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter é um equipamento de tecnologia avançada e que modifica a forma de movimento do gás dentro da máquina. Quem explica é Márcia Borges, representante da Frigelar Comércio e Distribuição, empresa especializada em aparelhos do tipo split.

Segundo ela, a tecnologia inverter é caracterizada pela presença de um compressor com inversor de frequência no ar-condicionado. Já a capacidade de esquentar e resfriar o ar de um ambiente tem outro nome. Ela se chama ciclo reverso e está presente em muitas das máquinas com inversão, mas não se trata da mesma coisa.

Márcia acredita que vale a pena comprar ar-condicionado inverter em razão da sua superioridade em relação às máquinas comuns. As principais diferenças são três: o equipamento usa um gás ecologicamente correto, climatiza o espaço com mais velocidade e gasta menos energia.

O gás utilizado é o R410, mais leve e que circula com maior velocidade dentro da máquina. Por isso, ele faz com que o funcionamento do aparelho seja mais rápido e diminui a demanda de uso – isso é, basicamente, a tecnologia inverter. Entre os benefícios, a consciência de ter conforto e ainda contribuir com a natureza é destacada por Márcia.

Comprar ar-condicionado inverter também significa reduzir gastos. Se o aparelho consome menos energia e fica ligado menos tempo, já que tem ação mais rápida, a consequência é que a conta de luz fica mais barata com a troca.

Essa característica é que garante que o investimento compensa. Afinal, o custo do aparelho é mais alto. Um modelo da Samsung, com 9.000 BTUs, por exemplo, é encontrado no Vivo Compras por cerca de R$ 1.700 na versão inverter e por R$ 1.150 no split comum.

Para completar a lista de vantagens, o aparelho também é mais silencioso. Segundo Márcia, é possível até que o usuário fique em dúvida se ele está ou não ligado, pois pode não escutá-lo.

Como acertar na compra

Agora que já sabe que vale a pena comprar ar-condicionado inverter, é importante saber como escolher o seu. Márcia lembra que não é como ir ao supermercado e comprar arroz e feijão, parcelando em dez vezes. Tais aparelhos têm alta tecnologia e é preciso estabelecer critérios para fazer o melhor negócio.

A primeira dica é comprar de uma empresa de confiança. Também escolha uma loja que dê garantia na reposição de peças danificadas e verifique se quem irá instalar é parceira e credenciada com aquela que vende o aparelho para você.

Verifique também o tempo de garantia que o fabricante e a loja dão na compra. E escolha a potência correta: nem a mais, nem a menos. Para facilitar, Márcia ensina um cálculo básico para ambientes residenciais. “São 600 BTUs para cada m², ou seja, em um quarto de 14m², você precisaria de um aparelho de 8,4 mil BTUs. Como não existe, compre um de 9 mil”, exemplifica.

3 modelos de ar-condicionado inverter

Decidido a comprar ar-condicionado inverter? Compare três modelos disponíveis no Vivo Compras e fique com aquele que mais atende às suas expectativas. Clique sobre o produto para descobrir o preço.

Vale a pena comprar ar-condicionado inverterSamsung

Com 9 mil BTUs, o modelo da Samsung tem tecnologia inverter e ainda alia a capacidade de esquentar e resfriar o ambiente.

Esse modelo tem filtro Full HD, que filtra 100% do ar, e ainda conta com tecnologia Smart, que reduz a frequência do compressor e economiza até 60% de energia.

Vale a pena comprar ar-condicionado inverterLG

O Split Libero da LG tem 11,5 mil BTUs e também é um modelo de ar-condicionado quente e frio.

Com redução de silêncio, ele pode economizar até 50% do seu consumo de energia. Funciona em frequência de 220V.

Vale a pena comprar ar-condicionado inverterConsul

Com 22 mil BTUs, o modelo de ar condicionado inverter da Consul é ideal para ambientes maiores.

Além de aquecer e resfriar, ele também desumidifica o ambiente, eliminando mofo e fungos. Conta ainda com função de ventilação, limpando o ar.

Você vai se interessar por:

Seu ar-condicionado está no Vivo Compras

Antes de comprar ar-condicionado inverter, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para ar-condicionado

E para você, também vale a pena comprar ar-condicionado inverter? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple