Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena comprar alimentos no atacado? Tire suas dúvidas

A- A+

Com os preços da cesta básica nas alturas, uma das opções de economia é comprar alimentos no atacado. Mas como saber se esse tipo de comércio é o ideal para você? O primeiro ponto a ser esclarecido é que o atacado vale a pena, do ponto de vista financeiro, para quem compra em grande quantidade. Até mesmo porque, na maioria deles, é preciso levar fardos fechados com os itens repetidos para que o desconto seja concedido.

Isso não significa que, se você tem uma família pequena – ou mesmo se mora sozinho – não possa optar pelo atacado. No entanto, se você não precisa de uma quantidade muito grande de produtos, só vale a pena se puder dividi-los. Nesse caso, a solução é convidar amigos ou parentes para fazer as compras juntos e fazer a divisão dos gastos após a saída do estabelecimento.

Os riscos de comprar alimentos no atacado

Já para pessoas que não dão conta de usar quantidades maiores em um mês e não têm com quem dividir, a compra no atacado não é a melhor estratégia, ainda que se obtenha os descontos. Do ponto de vista econômico, comprar em excesso não é interessante, nem mesmo nesse caso.

O principal risco é que o consumidor fique descapitalizado. Se você consome apenas uma lata de óleo de soja por mês, por exemplo, mas precisa comprar dez de uma vez, perdeu seu dinheiro em outras nove sem necessidade. Outro problema é que esses produtos podem passar da data de validade na sua despensa, gerando desperdício de dinheiro e de produtos. Já para famílias mais numerosas, não há dúvida de que o atacado é um excelente recurso.

comprar alimentos no atacado

Comprar no atacado não é adequado para todos os tipos de consumidores. Foto: iStock, Getty Images

Se você mora sozinho ou em uma família de três ou quatro integrantes, há outras dicas mais interessantes. Uma delas é fazer uma lista antes de ir ao supermercado. Habitue-se a olhar a geladeira e a despensa antes de ir às compras. Isso certamente evitará desperdícios.

Outras sugestão é evitar o rancho mensal e, em vez disso, fazer compras com maior frequência. É comum que as donas de casa exagerem na quantidade de itens quando compram com menos frequência. Sobretudo quando se trata de produtos perecíveis, como os alimentos, é melhor fazer uma visita semanal ao supermercado ou à feira. Já os produtos de higiene e limpeza podem ser adquiridos para o mês todo.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, costuma comprar alimentos no atacado? Comente.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito