Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena abrir empresa de contabilidade?

A- A+

A profissão de contabilista é uma das mais antigas do mundo e remonta às primeiras divisões de propriedade. Abrir uma empresa de contabilidade nos tempos atuais é mais do que controlar as posses de cada pessoa, mas oferecer um serviço diferenciado e fundamental para o desenvolvimento de empresas e profissionais, em um mercado já repleto de especialistas contábeis.

Como abrir uma empresa de contabilidade

Quem deseja abrir uma empresa de contabilidade no Brasil deve saber, primeiro, com quem está competindo. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem cerca de 531 mil profissionais do setor registrados e ativos no mercado contábil. Esse total está atuando como sócio, proprietário ou funcionário de uma das 54 mil empresas da área que existem no país.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado para abrir uma empresa de contabilidade, apesar da concorrência, oferece condições propícias para instalação e manutenção, gerando uma boa renda para os profissionais que têm formação técnica ou bacharelado no assunto e, portanto, podem atuar na área.

Entre abrir uma empresa de contabilidade e trabalhar em um grande escritório já consolidado, existem muitas diferenças. Assim como o retorno de quem tem o próprio negócio é maior, os investimentos iniciais também são. É preciso fazer registros, cadastros e liberações em diversos órgãos para poder atuar como contabilista e iniciar o próprio escritório no setor.

abrir uma empresa de contabilidade

Trabalho principal da contabilidade é avaliar desempenhos e controlar o patrimônio do cliente. Foto: iStock, Getty Images

Há ainda que pensar em estrutura. Para abrir um empresa de contabilidade, é preciso contar com um espaço para receber os clientes, um local seguro com salas onde os documentos mais confidencias possam ser guardados e com espaço suficiente para abrigar mais profissionais. A equipe de um bom escritório, segundo o Sebrae, é composta por especialistas em diversas áreas da contabilidade.

O ideal é contar com alguém especializado no atendimento ao público e na organização do sistema da empresa, além de pessoas com conhecimento fiscal e de gerenciamento de pessoas. Além de deles e do contador, ter um profissional para manter o ambiente limpo e em funcionamento e outro para levar e buscar documentações em órgãos e repartições pode facilitar o serviço.

É importante calcular investimentos e possibilidades de lucro antes de abrir uma empresa de contabilidade – o que um contabilista faz melhor do que qualquer profissional. Apesar dos pontos negativos, investir em um negócio no setor é apostar em um mercado que cresceu cerca de 60% entre 2004 e 2014, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e ainda tende a expandir-se.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você? Está pensando em abrir uma empresa de contabilidade? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.