Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale arcar com o custo de um carro? Descubra

A- A+

Após um longo dia de trabalho, a hora de voltar para casa é a mais esperada do dia. No entanto, o trânsito nas médias e grandes cidades do Brasil muitas vezes gera um estresse ainda maior. Com a movimentação caótica, a vantagem de ter um veículo na garagem, que é justamente se locomover com mais agilidade, se esvai e deixa uma lembrança nada animadora: o custo de um carro.

As consequências já podem ser captadas em pesquisas. Uma pesquisa de 2014 do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas da cidade de São Paulo mostrou que 67% das pessoas optaram pelo ônibus para se locomover pela cidade, sendo que 6% resolveram trocar o carro pelo transporte coletivo no último ano.

“O ônibus ocupa menos espaço que um automóvel. Também polui menos, custa menos e mata menos”, afirma o representante da Associação Nacional de Transportes Públicos, Cláudio Frederico.

custo-de-um-carro

Pesquisa é o primeiro passo para quem quer um carro. Foto: iStock, by Getty Images

 

Entre os jovens, o movimento em direção ao ônibus é similar: uma pesquisa de 2013 do mesmo instituto apontou que 58% dos entrevistados consideram o trânsito como a maior causa de infelicidade na capital paulista e a grande maioria resolveu deixar o carro em casa e optaram por andar a pé ou de ônibus.

Custo de um carro

Por tantos motivos, antes de investir em um automóvel é preciso se perguntar: quando manter o custo de um carro em casa vale a pena?

“Algumas pessoas analisam e chegam à conclusão que ter um carro custa mais do que usar transporte público e táxis com moderação, por conta do custo anual de manutenção de um veículo”, afirma a consultora Suyen Miranda.

Ter um carro envolve muitas despesas fixas ao consumidor: combustível, seguro, impostos, licenciamento, estacionamento, manutenção, entre outros. Sem contar a perda anual de valor do veículo com a depreciação. A resposta para saber se vale a pena manter um carro na garagem depende do seu uso e das alternativas existentes.

Trocar o carro pelo transporte coletivo é um ganho em economia, mas, dependendo da cidade, acaba se levando mais tempo para chegar ao destino desejado usando o ônibus e o conforto é muito menor. Quem tem um carro também ganha em praticidade nos momentos de lazer, já que não precisa depender da disponibilidade dos serviços de transporte público, que no Brasil além de não levarem a todos os lugares tem frota reduzida e horários esparsos.

Vivo Descontos

O Vivo Descontos é uma opção para quem quer comprar na internet pagando mais barato. Ao se cadastrar no serviço, o usuário terá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil.

Depois de cadastrado, o cliente Vivo poderá acessar e desfrutar de todas as ofertas direto de seu celular, através do site mobile, simCard e mensagem de texto SMS ou ainda em seu computador pelo site Web. Conheça o serviço e aproveite as ofertas.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre custo de um carro? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular