Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena manter uma horta em casa? Veja dicas

A- A+

Com os preços dos alimentos nas alturas no supermercado, ter uma horta em casa para colher temperos e até mesmo verduras e legumes pode representar economia e nem dá tanto trabalho assim. Mesmo quem mora em apartamento ou não tem muito espaço no pátio pode cultivar plantas em casa, já que existem várias hortaliças que se adaptam bem a vasinhos.

Ainda que seja um cultivo simples e em um espaço pequeno, é preciso considerar os custos iniciais de preparar uma horta em casa. A conselheira financeira Claudia Fehribach, que escreve para a Gazeta Brazilian News, jornal brasileiro que circula na Flórida, enumera alguns desses custos: ferramentas e outros equipamentos de jardinagem, pesticidas, fertilizantes, cercas, irrigação, entre outras despesas iniciais.

horta-em-casa

Para quem não tem muito espaço, optar por vasos com as hortaliças é uma boa opção. Foto: iStock, by Getty Images

Outro fator a ser considerado é que a colheita, dependendo do que você decidir plantar, pode ser maior do que sua necessidade de consumo. Por isso, a especialista recomenda ter um plano para a produção excedente, que pode ser distribuir aos vizinhos e amigos ou então planejar o cultivo na medida mais adequada aos hábitos da sua família.

Horta em casa favorece cultivo sem agrotóxicos

O cultivo em pequenas quantidades favorece a produção de alimentos livres de agrotóxicos. Embora a produção de alimentos sem agrotóxicos, chamados de orgânicos, esteja crescendo no Brasil nos últimos anos, o custo desses produtos no mercado costuma ser mais alto, já que são produzidos em menor escala.

Você vai se interessar por:
Fazer lista de compras pode ajudar a economizar no mercado
Conheça 3 aplicativos para organizar despensa de casa

Nesse sentido, se você se preocupa com a forma como as frutas, verduras e legumes que você compra são cultivados, ter uma horta em casa representa uma vantagem econômica ainda maior. Você terá a certeza do que você usou para cultivar suas hortaliças e ainda pagará menos por isso em comparação aos preços praticados no mercado.

Temperos podem ser cultivados em vasos

Uma dica para quem não tem muito espaço para fazer um canteiro na área externa é dispor vasos com temperos e chás no parapeito da janela, solução ideal para quem vive em apartamentos, principalmente sem sacadas. O local é o mais indicado porque poderá oferecer boa quantidade de luz às ervas, requisito básico para que elas se desenvolvam. E você terá sempre à mão temperos frescos para dar mais sabor à comida.

Se você for usar vasos ou floreiras, lembre-se de que o recipiente deve ter furos para o escoamento da água. Uma camada de argila no fundo do vaso ajuda a manter a umidade na medida certa: a terra não deve estar encharcada, pois isso prejudica o desenvolvimento da planta. Coloque o dedo na terra para ver se está úmida e faça as regas em frequência suficiente para mantê-la nesse estado.

Mais espaço permite mais variedade

Caso você tenha espaço no pátio para fazer uma horta em casa, na forma de canteiro, vale a pena distribuir diferentes tipos de hortaliças pelo terreno, assim você produz mais variedade  e em menor quantidade, evitando desperdício.

Outro cuidado é observar que alguns tipos de vegetais cultivados lado a lado podem se ajudar mutuamente, como alface e nabo ou alface e beterraba, mas outras espécies podem ter o crescimento prejudicado pelas vizinhas, como alface e salsa, ervilha e cebolinha. É importante procurar orientação na hora de distribuir as mudas para evitar perdas futuras.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Ela aposta na longevidade saudável
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial