Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena investir no mercado imobiliário?

A- A+

Para os interessados em investir, sempre fica a pergunta: com a menor oferta de crédito e as baixas perspectivas de crescimento, vale a pena investir no mercado imobiliário?

Mercado imobiliário verde-amarelo

Já está introjetada no brasileiro a cultura de que investir em imóveis é um dos melhores negócios. Porém, alguns especialistas defendem que o sucesso no mercado imobiliário requer tanto conhecimento e estratégia quanto investir na bolsa.

mercado-imobiliario

Fazer um curso para aprender mais sobre o mercado imobiliário é importante. Foto: iStock, by Getty Images

A crescente concorrência e as peculiaridades que foram surgindo nos últimos anos dificultaram um pouco o lucro dos investidores. Esse fato pôs em cheque a viabilidade de ter uma carteira de imóveis, seja para vender ou para alugar.

Ainda assim, reservar uma fatia do seu dinheiro para investir no mercado imobiliário é, sim, uma forma de manter seu dinheiro seguro das oscilações da política econômica brasileira. A lata da inflação, que estamos vivendo agora, é uma boa justificativa para investir uma parcela neste segmento.

Como avaliar o investimento no mercado imobiliário

Infelizmente, não há uma fórmula matemática para atestar se o seu investimento no mercado imobiliário está certo ou errado. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a avaliar um investimento, ou até mesmo ganhar um lucro com o que você já tem.

1 – Compare aluguel com renda fixa

Você não sabe se compra um apartamento para alugar ou se faz um investimento de renda fixa. Que tal comparar o retorno de ambos? Esse raciocínio é fundamental para a sua decisão. Antes de mais nada, porém, é preciso considerar retornos livres de Imposto de Renda e taxas.

2 – Dê preferência à construção

Mesmo se você não é engenheiro, arquiteto ou qualquer profissão semelhante, as regras matemáticas são claras: se você comprar o imóvel pronto, quem vendeu está tendo lucro. Portanto, se você mesmo investir na construção, ganha mais na hora de revender. Se a ideia é alugar, você lucra igual.

3 – Alugue de forma direta

Se você está longe de ser um mega investidor, mas tem um imóvel sem uso e quer uma renda a mais, é melhor eliminar atravessadores. Assim, as taxas que seriam pagas a uma imobiliária se tornarão parte de seus lucros. Sites de aluguel servem como intermediários e ajudam a minimizar os riscos da operação.

4 –  Informe-se sobre o assunto

Você não precisa se tornar um expert, mas fazer um curso para aprender mais sobre o mercado imobiliário é importante antes de investir uma quantia significativa. O que não vale é destinar seu dinheiro a um mercado que você mal conhece.

Proteção para seu imóvel

Seja qual for o mercado, o investidor sempre busca formas de proteger seu patrimônio. Se você quer investir em imóveis, um seguro residencial pode ser interessante. Em parceria com a seguradora Ace, a Vivo oferece o Seguro Proteção Residencial contra incêndio, queda de raio, explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco
crédito para financiar casa própria