Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja vantagens e desvantagens de investir em franquias no Brasil

A- A+

Em junho, a revista Pequenas Empresas, Grande Negócios lançou o Guia de Franquias 2015/2016. A edição traz uma lista de mais de 1.001 franquias no Brasil, com as 507 melhores avaliadas pela Serasa Experian para se investir.

A revista disponibilizou ainda uma pesquisa com as 76 franquias no Brasil mais baratas para se trabalhar de casa. De acordo com o estudo, também feito em parceria com a Serasa Experian, existem franquias que podem ser iniciadas com um capital inicial de R$ 2.250, as chamadas microfranquias. Os setores são os mais diversos: serviços gerais, cultura e lazer, veículos, serviços de limpeza, saúde e bem-estar, etc.

Franquias no Brasil: como escolher?

“O cenário econômico atual é de retração, então as franquias surgem como oportunidades para quem pensa em ter um negócio próprio sem gastar muito”, avalia André Friedheim, da Francap (Franchising e Expansão de Negócios), empresa que presta consultoria a franquias.

seudinheiro-Franquias-no-Brasil

Não é só o capital inicial menor que atrai investidores para franquias no Brasil. Foto: iStock, by Getty Images

De acordo com Friedheim, é possível começar uma franquia no Brasil com investimento de até R$ 80 mil. “Mais do que o capital inicial, é importante que o empreendedor escolha a marca da franquia que mais tem a ver com seu perfil e que caiba no seu bolso”, indica. “Existe um verdadeiro passo a passo que vai desde a escolha, passa pela inauguração e gerenciamento da unidade franqueada”.

Você vai se interessar por:
Quanto custa e como funciona o serviço de franquias marido de aluguel
Confira quatro oportunidades de franquias de baixo investimento
Confira quatro cuidados ao buscar renda extra

O montante inicial também é fundamental para a escolha da franquia certa. Esse capital é utilizado para montar o negócio, comprar o estoque inicial, ter recursos para giro, o pagamento da taxa da franquia e dos custos do ponto comercial.

Vantagens e desvantagens de investir em franquias no Brasil

Mas não é só o capital inicial menor que atrai investidores para franquias no Brasil. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 60% das empresas fecham as portas já no segundo ano de atuação. As franquias são então uma opção para quem não quer correr o risco de abrir um negócio a partir do zero.

As vantagens aos olhos do empreendedor são muitas. De acordo com o Sebrae, entre os principais benefícios de se apostar em franquias no Brasil está se aproveitar do próprio sistema que esse tipo de negócio proporciona:

  • Uma marca já conhecida com base sólida de clientes;
  • Participação em uma rede, o que aumenta o poder negociação junto a fornecedores, troca de experiências e maior presença da marca no mercado;
  • Riscos reduzidos devido ao uso de um modelo já testado;
  • Utilização do know-how da franquia;
  • Orientação e assistência na administração do negócio, com treinamentos, manuais e consultoria de campo;
  • Economia de escala já que as compras envolvem toda a rede de franquias.

Mas essas vantagens não implicam em ausência de desafios e problemas a serem enfrentados. Como todo negócio, as franquias também exigem cuidado e boa administração. Segundo o Sebrae, quem investir em uma franquia vai enfrentar alguns obstáculos:

  • Controle permanente de manutenção dos padrões da franquia;
  • Poder de decisão limitado;
  • Pagamentos de royalties e taxas pelo uso da marca e do modelo da franquia;
  • Riscos de insucesso em virtude de má administração;
  • Dificuldade na transferência do negócio.

Conheça mais sobre sistema de franquias no site do Sebrae.

Gostou das dicas para franquias no Brasil? Compartilhe!

como abrir uma franquia de alimentos
Loja de ferramentas
Tipos de franquias de até 50 mil reais
Salvador e as franquias no Nordeste
Ele seguiu ideias de franquias para cidades pequenas
Ela decidiu começar um negócio com 20 mil reais