Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena fazer cartão de loja? Descubra

A- A+

Seja ao entrar em um estabelecimento ou na hora de pagar, é bem provável que algum atendente já tenha oferecido a você um cartão de loja. Enquanto alguns enxergam uma oportunidade de conseguir vantagens e mais limite para compras, outros fogem da oferta sem pensar duas vezes.

Mas, afinal de contas, vale a pena contar com mais essa ferramenta de pagamento? Depende. As ofertas são mais comuns em lojas de departamento, eletroeletrônicos, farmácias e mesmo redes de supermercado e nem sempre são iguais.

Em alguns casos, os cartões servem apenas para acumular pontos e conseguir descontos. Em outros, oferecem até mesmo a opção de conseguir um empréstimo. Ou seja, vale analisar cada proposta em separado e considerar as vantagens oferecidas.

Antes de aceitar um cartão de loja, leia o contrato e todos os termos que ele inclui. Foto: iStock, Getty Images

Antes de aceitar um cartão de loja, leia o contrato e todos os termos que ele inclui. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao adquirir um cartão de loja

Ao receber uma oferta para ter um cartão de loja, o primeiro passo é verificar se há a cobrança de taxas de administração ou mesmo a anuidade. Embora a maioria dos modelos seja gratuita, essa não é uma regra e pode render cobranças não esperadas quando o contrato não é lido na íntegra.
Também não esqueça de verificar quais são os benefícios envolvidos, como descontos, troca de pontos por produtos e condições facilitadas de pagamento. Em algumas lojas, é possível comprar com parcelamento feito em carnê, sem que exista o acréscimo de juros.
O modo como você pode quitar a dívida também deve ser observado. É comum que o carnê ou boleto recebido só possa ser pago na própria loja. Nesse caso, o cuidado é para não aumentar o número de contas, ao invés de diminuir. Afinal, é comum que você visualize novas peças e produtos que parecem estar com preço atraente e leve-os para casa, mesmo sem precisar.

Como não usar o cartão de loja

Para Altemir Farinhas, palestrante especialista em finanças pessoais, o problema é quando não há controle sobre o uso do cartão e tê-lo no bolso significa deixar a pesquisa de preços de lado e não considerar os limites que a sua conta impõe.
“Digamos que João ganhe R$ 2.500 e tenha quatro cartões, cada um deles com limite de R$ 1 mil. Como você pode ver, se João comprar com os cartões usando o limite de cada um deles, ele vai gastar o salário todo e ainda ficará devendo”, exemplifica Farinhas.

Cartões de crédito com benefícios

Quer comprar com mais praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também está na dúvida sobre fazer um cartão de loja? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito