Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena comprar carros com dívidas para assumir?

A- A+

Quer comprar um automóvel sem gastar muito? Uma boa opção é recorrer a carros com dívidas para assumir. Esses veículos possuem multas, impostos, seguros e mesmo parcelas de financiamento em atraso e podem ser adquiridos por preços bem abaixo do mercado. Veículos ideais, por exemplo, para quem vai comprar o primeiro carro.

Mas o que o consumidor precisa saber antes de comprar um carro com dívidas para assumir? Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio?

Carros com dívidas para assumir possuem preço abaixo do mercado

Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, comprar um carro é o terceiro maior sonho de consumo dos brasileiros. Mas muita gente realiza esse desejo sem planejamento e acaba acumulando dívidas, como parcelas de financiamento atrasadas e IPVA, seguro ou multas vencidos.

seudinheiro-Carros-com-dividas-para-assumir

O veículo vem liberado de dívidas para o novo proprietário. Foto: iStock, Getty Images

Nesse caso, uma solução para fugir das dívidas é vender o veículo. A possibilidade de se livrar das contas de uma pessoa se torna a chance de uma outra comprar o tão sonhado carro. A principal vantagem para quem vai comprar um desses carros com dívidas para assumir é mesmo o preço.

Esses carros com dívidas para assumir podem ser encontrados, por exemplo, em leilões realizados pelo Detran, Receita Federal e seguradoras. Em alguns casos, o consumidor consegue adquiri-los com descontos de até 60%. “Além do valor do veículo, o consumidor deve arcar também com a taxa do leiloeiro, cerca de 5% do preço do carro”, informa o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Guilherme Varella.

Segundo Varella, na compra desses veículos, o comprador não “herda” as dívidas do carro. “Muitos consumidores ficam em dúvida se terão de pagar ou não as dívidas que o carro já possui, como IPVA ou multas”, revela o advogado. “O veículo vem liberado de dívidas para o novo proprietário. No caso dos leilões, o valor pelo qual o veículo foi arrematado é utilizado pela organizadora dos mesmos para quitar qualquer débito existente”.

Cuidados na hora de comprar carros com dívidas para assumir

No caso dos leilões, o consumidor precisa tomar alguns cuidados antes de comprar um carro com dívidas para assumir. Um deles é com possíveis problemas que demandarão reparos e gastos por parte do comprador.

Você vai se interessar por:
Como negociar um bem alienado
O que avaliar antes de comprar carros usados

“Sendo o veículo usado, a atenção deve ser redobrada. Na análise do veículo no pátio, o consumidor deve verificar pintura, lataria, pneus, vidros, chassi e demais acessórios”, recomenda o advogado do Idec. “É essencial anotar todas as observações, pois às vezes, no dia do leilão não é possível ver o veículo”, orienta Varella.

No caso de compra direta em concessionárias de usados, o comprador deve estar atento ao pagamento das dívidas de IPVA e multas. Para transferir a propriedade do veículo para o novo dono, elas precisam estar quitadas. O mesmo vale para parcelas de financiamento em atraso no caso de compra direta com o antigo proprietário. Antes da transferência da dívida para outro consumidor, elas devem ser regularizadas com a instituição financeira, que ainda precisa aprovar o crédito para o novo comprador.

Gostou das dicas de carros com dividas para assumir? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns